Reunião da bancada federal do PCdoB reafirma posição contra cláusula de barreira

O deputado federal eleito Chico Lopes participou da reunião da bancada eleita em que os parlamentares reafirmaram a posição do PCdoB de lutar contra o instrumento restritivo da cláusula de barreira.

Em reunião realizada em Brasília, nesta segunda-feira, 13/11, a bancada de deputados federais eleitos pelo PCdoB em diversos estados reafirmou seu repúdio à cláusula de barreira – dispositivo legal que pretende restringir o funcionamento e os direitos de partidos políticos que não atingirem determinados critérios de desempenho eleitoral. A reunião também foi marcada pela presença do presidente da República em exercício, deputado federal reeleito por São Paulo, Aldo Rebelo, que fez história ao se tornar o primeiro comunista a assumir o mais importante cargo da nação.



 
O encontro contou com a presença de 11 dos 13 deputados federais eleitos pelo PCdoB. Segundo Chico Lopes, do PCdoB-CE, um dos estreantes do partido na Câmara Federal a partir de 2007, a ênfase do encontro foi o questionamento à cláusula de barreira.



 
“Foi apresentada uma peça de mais de 40 páginas em questionamento jurídico a essa lei, que é antidemocrática e, com o pretexto de simplificar o sistema partidário, acaba prejudicando partidos historicamente ideológicos, como o PCdoB”, afirma Chico Lopes, ressaltando o discurso do presidente nacional do partido, Renato Rabelo contra as possíveis limitações advindas da legislação. “Além de tudo, o PCdoB atingiu uma das demandas da cláusula, os 2% de votos em pelo menos nove estados”, acrescenta Chico Lopes, pontuando que o senador Quintanilha e o líder da bancada comunista no Congresso Nacional, deputado federal Inácio Arruda (senador eleito pelo PCdoB-CE) se somaram aos discursos contrários à cláusula de barreira.



 
Todos foram unânimes em reafirmar que o PCdoB descarta qualquer possibilidade de fusão com outras siglas, como eventual meio de contornar as possíveis restrições advindas da cláusula de barreira. “Nem seremos, sob nenhuma hipótese, parlamentares zumbis. Pelo contrário: exerceremos nosso mandato em sua plenitude, no direito e na obrigação que o povo brasileiro
nos conferiu”, afirma Chico Lopes.



 
Aldo presidente


 


Outro momento de destaque da reunião, segundo Chico Lopes, foi a participação do presidente da República em exercício, Aldo Rebelo, que entrou para a história ao se tornar o primeiro comunista a assumir o cargo mais alto do País. “É muito importante que o Aldo tenha assumido a presidência, por todo o simbolismo histórico, pela luta e pelas injustiças historicamente cometidas contra o PCdoB, por provar a maturidade política do povo brasileiro, apesar das elites”, avalia Chico Lopes. “Além disso, esse fato histórico aconteceu exatamente em um momento em que o partido novamente luta pelo direito de existir”, acrescenta o parlamentar cearense.



 
Lopes comentou ainda o verdadeiro “frisson” causado pela presença da deputada federal eleita Manuela D'Ávila, do Rio Grande do Sul. “A imprensa está sempre atrás dela, a todo instante. É uma menina jovem, mas de cultura muito boa e ampla visão política, militante e muito capaz. De maneira nenhuma ela se deslumbra com todo esse assédio. Sem dúvida, será uma grande
parlamentar”, aposta Chico Lopes.


 


De Fortaleza,
Dalwton Moura