Olinda e Recife lembram Dia Nacional da Consciência Negra
Diversos eventos marcaram nesta segunda-feira (20) as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra em Olinda e Recife. Em Olinda, a Coordenadoria Municipal de Negros e Negras, órgão da prefeitura do municí
Publicado 20/11/2006 18:31 | Editado 04/03/2020 16:59
Também para lembrar a data a Secretaria de Saúde de Olinda, juntamente com a Coordenação de Saúde da População Negra, lançou ontem (19), o vídeo “Saúde da População Negra”. O filme mostra os avanços, conquistas e ações voltadas para a saúde da população negra, no município, com um foco especial para a anemia falciforme.
“Saúde da População Negra” é uma produção do Núcleo de Educação Popular em Saúde. O vídeo integra o projeto Cine-Saúde, iniciativa da Prefeitura de Olinda que visa divulgar e informar a população sobre as ações e as políticas públicas de saúde do município. O filme será exibido durante toda a semana nas unidades da rede pública municipal de saúde.
O coordenador da Coordenadoria de Negros e Negras de Olinda, Adeildo Araújo, disse que as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra no município visam principalmente ampliar o debate com a sociedade sobre as políticas e ações afirmativas para a população negra, entre elas a criação do Estatuto da Igualdade Social, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
Comemorações no Recife
No Recife, as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra começaram no dia 12 de novembro e vão se estender até o dia 29. Hoje, entidades do movimento negro, sindicatos, grupos culturais e alunos de escolas da rede pública municipal participaram da Caminhada pela Igualdade Racial, arrastão do Afoxé Oyá Alaxé, no centro da cidade, além de exposições, lançamento de vídeos, shows e apresentações culturais.
O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Instituída pelo Movimento Negro do Brasil a data faz referência ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695.
Do Recife
Audicéa Rodrigues