UFRJ inaugura moderno centro de treinamento de comandantes de navios
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), inauguraram no dia 27 a primeira etapa do Centro de Simulação Aquaviária (CSA), para treinar comandantes dos navios e alun
Publicado 27/11/2006 20:27 | Editado 04/03/2020 17:06
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) esteve no ato e afirmou que “este simulador vem afirmar que o Brasil voltou a pensar em si, voltou a pensar nos seus profissionais e na segurança do meio ambiente, do patrimônio e da vida das pessoas. Ele permite uma qualificação exponencial da atividade da navegação, não somente na Marinha Mercante brasileira, mas em todas as atividades econômicas ligadas ao mar, inclusive a pesca. É preciso parabenizar a UFRJ, o Sindmar, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Governo brasileiro por estar apostando em um simulador com essa qualidade, com essa competência de gerar profissionais mais capacitados para defender suas próprias vidas, o patrimônio brasileiro e o meio ambiente”.
No centro, os comandantes e pilotos têm a disposição toda a instrumentação e os equipamentos de operação e controle de uma embarcação. “O visual permite acompanhar as evoluções do navio em função desse controle. É como se fosse um simulador de vôo”, explicou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ, Carlos Antonio Levy.
A segunda fase de implantação do CSA prevê investimentos do Ministério da Ciência e Tecnologia em torno de até R$ 1,5 milhão. De acordo com Levy, depois de concluído, o centro será uma das poucas unidades do gênero no mundo.
O Centro é composto de simulador de navegação marítima interligado a simuladores de gerenciamento de crise, de posicionamento dinâmico e de operação, e de condução de máquinas navais. Equipado com hardwares e softwares de última geração, possibilitará, na área de pesquisa, auxílio na avaliação operacional de portos e de terminais e em novos projetos de navios, além de maior eficiência de recursos empregados para a prevenção da poluição marinha.
O objetivo do CSA é promover a qualificação de mão-de-obra nacional especializada. Para isso utiliza a simulação nas mais variadas condições de operação das modernas embarcações, em uso na Marinha Mercante internacional, e em diversas atividades econômicas. Especialmente as utilizadas no apoio marítimo à exploração de petróleo. O Centro disponibiliza, ainda, recursos técnicos no desenvolvimento de projetos específicos para embarcações especiais.
Na área de pesquisa, o simulador irá possibilitar o auxílio na avaliação operacional de portos, terminais e novos projetos de navios, além de maior eficiência de recursos empregados para a prevenção da poluição marinha.