MEC seleciona escola de Salvador no “Aprova Brasil”

A Escola Municipal Primeiro de Maio, localizada no bairro de Massaranduba, em Salvador, foi uma das unidades de ensino selecionadas pelo estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, divulgado no dia 19/12 p

A pesquisa do Aprova Brasil, o Direito de Aprender foi realizada por três meses nas escolas públicas do país, tendo como objetivo avaliar os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, que aprendem mesmo em condições desfavoráveis.  As instituições de ensino incluídas no estudo estão localizadas em áreas urbanas periféricas e o perfil da população é de baixa renda. Os pesquisadores do Unicef entrevistaram diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais, funcionários e os conselhos escolares para tentar encontrar as razões para o sucesso das escolas. Ao final, foram selecionadas 33 unidades de ensino de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, que também alcançaram boas notas em leitura e matemática no exame Prova Brasil, realizado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC).


 


Para o secretário de Educação e Cultura de Salvador, Ney Campello, a iniciativa do MEC  é muito interessante, porque correlaciona as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas com o sucesso de aprendizado dos alunos. “A SMEC está satisfeita em ter uma das suas escolas selecionadas . Isto mostra que o compromisso com a educação supera as diversas dificuldades encontradas pelo ensino público do Brasil”, disse.


 


Na Escola Primeiro de Maio a média dos alunos da 4ª série na Prova Brasil foi de 181,14 na prova de Português, superando a média nacional de 172,9. Já em Matemática, os estudantes foram mais longe, conseguindo uma média de 200,90, a média nacional chegou a 180.


 


A formação continuada é a saída


 


A formação continuada e a especialização são um dos principais fatores que contribuem para o sucesso escolar. De acordo com secretário Ney Campello, a capacitação dos docentes é uma dos principais objetivos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, que oferece cursos desse tipo em diversas áreas, como Educação Ambiental, Braille, Libra, História e Cultura afro-brasileira.


 


A qualificação dos professores também foi apontada pelo “Aprova Brasil” como um dos principais fatores para o sucesso das escolas.


 


De acordo com o Unicef, os resultados do estudo Aprova Brasil serão utilizados para o desenvolvimento de programas que apóiem escolas em todo o Brasil, a partir das soluções das escolas pesquisadas. Em 2007 deverá ocorrer a segunda edição.