Messias Pontes – Chico Lopes deputado nota 10

Poucos parlamentares cearenses, quiçá brasileiros, tiveram uma trajetória política tão retilínea quanto o comunista Chico Lopes.

Três mandatos de vereador por Fortaleza, dois de deputado estadual e a partir de 15 de fevereiro, inicia o de deputado federal. Foram 162.282 eleitores conscientes que viram na sua atuação política, dentro e fora do parlamento, o candidato ideal para representá-los na Câmara Federal.


 


Sua militância política começou no movimento estudantil, na década de 1960, tendo presidido o combativo CESC – Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará, entidade colocada na ilegalidade pela truculência dos generais golpistas, logo depois do famigerado AI-5, de 13 de dezembro de 1968. No final da tarde de ontem Chico Lopes foi diplomado deputado federal pelo T.R.E., numa solenidade das mais emocionantes, dando início a mais uma etapa da sua brilhante trajetória política, substituindo outro grande parlamentar comunista que, como ele, se destacou na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, e durante três mandatos de deputado federal, e que ontem recebeu seu diploma de Senador do Ceará, no caso Inácio Arruda.


 


De uma família muito humilde, teve de trabalhar desde cedo para ajudar a mãe, e que só conheceu as primeiras letras aos 12 anos de idade, no bairro Arraial Moura Brasil, um dos mais miseráveis e violentos, na época, em Fortaleza. Foi com essa idade que entrou no serviço público municipal como Office- boy e saiu já com graduação superior e como auditor fiscal da Secretaria de Finanças, cargo que muito contribuiu para que ele se destacasse, tanto na Câmara quanto na Assembléia, na discussão de matérias tributárias e orçamentárias. Como professor de técnicas comerciais e outras disciplinas em diversos colégios públicos e privados, Chico Lopes conquistou a amizade e o carinho de milhares de alunos(as), a maioria seus eleitores.


 


Chico Lopes sempre teve atuação destacada em todas as lutas, notadamente  na defesa do consumidor e da educação pública e gratuita com qualidade.Ainda no seu primeiro mandato de vereador, iniciou a luta pela instalação de uma refinaria de petróleo em nosso estado.  Como deputado estadual foi o responsável pela criação do Fórum Interinstitucional sobre Educação Pública.  Esse Fórum foi levado a todas as regiões do Estado durante o seu mandato, debatendo com estudantes, professores e lideranças populares e políticas os melhores rumos para a educação.


 


 Anteontem, muito emocionado, Chico Lopes presidiu, na Assembléia Legislativa, como deputado estadual, o último Fórum sobre Educação Pública, ao lado de personalidades comprometidas com a educação, como o seu colega deputado Artur Bruno, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia; Ana Maria Iório Dias, pró-reitora de Graduação da UFC; Nelson Arruda, diretor do Centro de Educação da UECE; Gregório Maranguape, vice-reitor da UVA; dirigentes do Sindicato Apeoc, Jaime Alencar e Reginaldo Pinheiro; dentre outros, e encerrou conclamando os profissionais da educação a buscarem estímulo para a defesa do setor.


 


Essa bandeira da educação tão bem defendida na Câmara e na Assembléia, também será por ele desfraldada na Câmara Federal. A defesa do consumidor, a transposição das águas do rio São Francisco, a soberania nacional, a defesa do governo democrático e popular do presidente Lula e dos interesses do povo e dos trabalhadores brasileiros são outras bandeiras a serem defendidas por esse guerreiro do PCdoB.


 


Messias Pontes é jornalista