Tarifas de ônibus metropolitanos e intermuncipais ficam 9,5% mais caras
Os passageiros podem começar a preparar o bolso para a temporada de reajustes nas passagens do transporte público. O Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER) autorizou, nesta quarta-feira, o aumento de 9,5% nas tarifas dos ônibus metro
Publicado 27/12/2006 17:43 | Editado 04/03/2020 16:52
De acordo com o DER, foi descartada a possibilidade de atender à reivindicação dos sindicatos da empresas de transporte de passageiros, que queriam um aumento superior a 15% nas tarifas. O órgão afirma que foi orientado pelo governo mineiro a considerar os aspectos sociais da medida.
O reajuste foi justificado pelos custos de insumos como combustível, pneus, veículos e, especialmente, dos salários dos rodoviários, além da inflação nos últimos 12 meses. Ainda segundo o DER, este é o menor aumento concedido, tanto no sistema metropolitano quanto no intermunicipal, nos últimos anos.
Em dezembro de 2005, um reajuste de 12% surpreendeu os passageiros. O sistema metropolitano de ônibus tem 22 grupos tarifários e passagens na Grande BH. Atualmente, a menor tarifa é de R$ 1,60, na viagem entre de BH a Água Branca. A maior é de R$ 7,80, para o percurso de cerca de 60 quilômetros entre a capital e Itaguara.
Fonte: Portal Uai