PCdoB/Ce reunirá comissão política no fim de janeiro
A direção do PCdoB/Ce fará reunião no final do mês de janeiro para discutir a nova situação política e atualizar seu plano de estruturação no Ceará.
Publicado 05/01/2007 18:03 | Editado 04/03/2020 16:37
A comissão política do Partido Comunista do Brasil (PC do B) vai se reunir no dia 28 deste mês para fazer uma avaliação da sua participação no governo Cid Gomes e concluir o plano de atividades da agremiação para 2007.
Para o presidente do diretório estadual do PC do B, Carlos Augusto Diógenes, a partir de agora a responsabilidade do partido aumenta consideravelmente porque está participando da administração estadual conduzindo uma secretaria importante, mas também com graves problemas para resolver em função das necessidades da população em relação à saúde. A responsabilidade do partido será grande, tanto na formação das equipes que vão auxiliar o governo, quanto no trabalho de organização, fortalecimento e preparação da agremiação para o embate eleitoral de 2008.
Novos desafios
Com a posse do médico João Ananias na Secretaria de Saúde, o PCdoB ocupa, pela primeira vez, um cargo no primeiro escalão no governo estadual. Este é um marco na vida do partido no Ceará, que este ano realizou um outro feito histórico, a eleição de Inácio Arruda para o Senado Federal. Vale lembrar que desde a eleição de Luis Carlos Prestes, há 61 anos, os comunistas não elegiam um representante para a chamada Câmara Alta do Congresso Nacional. Além disto o PCdoB terá um novo deputado estadual que ocupará a vaga de Chico Lopes, eleito deputado federal. Trata-se do vereador de Fortaleza, Lula Morais, que ficou na primeira suplência e assumirá em função da licença de João Ananias para ocupar a Secretaria de Saúde. Tais fatos demonstram que a reunião do final do mês terá grande importância diante dos desafios postos ao partido acostumado a atuar na oposição e que a partir deste ano é situação tanto no estado, como em Fortaleza e no plano federal.
Para tanto os comunistas cearenses preparam ainda um plano de ação mais geral, configurado no PEP – Plano de Estruturação Partidária, que já se encontra em sua sexta edição e que esta sendo ajustado em função da nova situação política estadual. Em 2007 o partido também renovará suas direções tanto no plano estadual, como nos diversos municípios em está organizado. O processo de conferências deverá ter início em julho e se estenderá até outubro, quando será realizada a XVIII Conferência Estadual, ocasião em que será eleito o novo comitê estadual. Os comunistas cearenses estão diante de um ano repleto de atividades e com muitos desafios postos justamente pelas conquistas que o partido obteve na eleição de 2006.