Líder do PFL confirma apoio a Aldo Rebelo

O líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse, nesta terça-feira (16) que o apoio de partidos como PMDB, PSDB e PL à candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara não coloca em risco a vitória do candidato que os pefeli

Rodrigo Maia afirmou que os pedidos feitos por aliados de Chinaglia para que Aldo desista da reeleição demonstram a falta de confiança no favoritismo do candidato do PT.


 


O deputado disse ainda que os dois candidatos integram a base de apoio ao governo e que, por isso, o que deve pesar na decisão dos eleitores – que são os deputados – é o compromisso de cada um com a instituição. “Com clareza, a candidatura do Aldo vai se tornando fundamental não apenas para o Congresso e para a Câmara, mas para a democracia brasileira”, afirmou Maia.


 


Terceira via


 


O deputado Fernando Gabeira, que integra o chamado grupo da terceira via, a favor de uma nova candidatura para a Presidência, confirmou que o grupo decide hoje à tarde o nome que apoiará. Na avaliação de Gabeira, o lançamento da terceira candidatura deve ser feito o quanto o antes para que haja tempo de consolidar apoios entre os parlamentares.


 


Fernando Gabeira acredita que, com três nomes na disputa, há grande possibilidade de a eleição ser decidida em dois turnos. “Quando você tem algumas idéias e não tem voto, tem a tendência de ganhar alguns votos. Quando você tem só os votos e não tem idéias, a tendência é perder os votos. Então, há a possibilidade de a gente chegar ao segundo turno”, espera.


 


Definição do PSDB


 


Também se reúne hoje o grupo de deputados tucanos que resistem a apoiar a candidatura petista à sucessão da Presidência da Câmara. A reunião espera contar com a presença de 10 a 15 parlamentares do PSDB. O assunto em pauta é o lançamento de uma nova candidatura à presidência por meio da terceira via.


 


Os deputados Sílvio Torres (SP), Gustavo Fruet (PR) e Paulo Renato (eleito e ainda não empossado) devem estar presentes. Fruet e Renato estão entre os nomes que podem ser escolhidos pelo grupo da terceira via.


 


Agência Câmara