Terceira via: Dissidentes do PSDB lançam Fruet na Câmara

Os 13 deputados tucanos que participaram da reunião da dissidência do partido contra o apoio ao candidato Arlindo Chinaglia (PT-SP) vão propor o nome do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) como candidato alternativo nas eleições para presidência da Câmara

A proposta vai ser levada para reunião do grupo de 30 parlamentares chamado terceira via que defende um nome para concorrer com os candidatos Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).


 


Segundo os parlamentares tucanos e o próprio Fruet, a candidatura só será lançada se houver chances reais de disputa. Eles querem entrar na disputa com um potencial de votos de 15% a 20%.


Os tucanos declaram que não pretendem lançar caniddato-fantasia e nem entrar na disputa para forçar um segunto turno. Eles acreditam que, uma vez lançada a candidatura de Fruet, os demais parlamentares do PSDB apóiem o companheiro de legenda.


 


Os deputados do PSDB reafirmaram a insatisfação com o processo de consulta conduzido pelo líder, Jutahy Magalhães, que decidiu pelo apoio do partido ao candidato Arlindo Chinaglia, do PT. Eles se recusam a aceitar o apoio anunciado na semana passada, baseado na opinião de que o PSDB deve adotar uma postura  de oposição ao governo, o que não ocorre com a adesão à candidatura petista.


 


Embolado


 


A disputa pela presidência da Câmara pode embolar ainda mais se for confirmada o lançamento do nome de Gustavo Fruet como candidato alternativo. Na eventualidade de um segundo turno, esse grupo pode apoiar a reeleição do presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) contra o líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP).


 


Os deputados que participaram da reunião foram Silvio Torres (SP), Raquel Teixeira (GO), Léo Alcântara (CE), Paulo Renato (SP), João Almeida (BA), Manuel Fernandes (SP), Bruno Araújo (PE), Edson Aparecido (SP), Romulo Gouveia (PB), Renato Amaral (SP), Duarte Nogueira (SP), Gustavo Fruet (PR) e José Aníbal (SP).


 


De Brasília
Márcia Xavier