DCE Unijuí leva estudantes para a Bienal da UNE

Parte às 9 horas da manhã de sexta-feira, 26, da sede acadêmica da Unijuí, o ônibus que levará mais de 40 pessoas da região de Ijuí para a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da União Nacional de Estudantes (UNE), que acontece no Rio de Janeiro, de 27

A iniciativa é do Diretório Central dos Estudantes da Unijuí (DCE) e conta com o apoio da instituição, de modo a tornar gratuito o transporte. “Os participantes somente terão despesas com o credenciamento no evento, que garante acesso às atividades e alojamento e com sua alimentação. Todos os custos de transporte da nossa delegação ficam por conta do DCE. É a primeira vez na história da entidade que isso acontece, ou seja, um número tão significativo de pessoas conta com todo esse incentivo para participar de uma Bienal da UNE”, destaca o presidente do DCE, Ângelo Schiavo.


 


Programação
 


Boa parte da programação, estará concentrada na Fundição Progresso. Haverá atividades em diversos outros lugares, como o Circo Voador, Cine Odeon, Biblioteca Nacional, e no Corredor Cultural da Lapa.


 


A extensa e refinada programação (27 de janeiro a 2 de fevreiro), inclui mais de 60 oficinas, 40 debates, exposições, mostras universitárias e convidadas, além de shows de Martinho da Vila, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, DJ Marlboro, Marechal (rap) e Los Sebosos Postizos, este último um projeto paralelo de alguns dos integrantes da Nação Zumbi.


 


A qualidade dos debates será garantida por convidados do porte do ator Milton Gonçalves; o escritor angolano Ondjaki; o ministro dos Esportes Orlando Silva; a vereadora Soninha; a deputada federal, Manuela D'ávila; o músico B Negão; o presidente da Ancine, Manoel Rangel; o economista Carlos Lessa; o professor Sérgio Amadeu, o embaixador Alberto da Csota e Silva, e os diretores Augusto Boal e Amir Haddad (Tá na Rua).


 


 


O festival ainda presta homenagem a cinco personalidades consideradas pela organização como símbolos da relação cultural de troca entre o Brasil e África, tema desta edição do festival: o cineasta Zózimo Bulbull; a entidade Mãe Beta de Iemanjá ; o ex-senador Abdias Nascimento, e os músicos Martinho da Vila e Dona Ivone Lara.


 


Mateus Junges
Ijuí