Passeata marca o Dia Nacional do Aposentado no RS
Uma passeata realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no centro de Porto Alegre foi atividade marcante, no Rio Grande do Sul, do Dia Nacional do Aposentado. Esta ação foi organizada pela Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estad
Publicado 25/01/2007 10:25 | Editado 04/03/2020 17:12
Além de lideranças sindicais, trabalhadores ativos e aposentados, também participou da passeata o senador Paulo Paim (PT/RS), reiterando seu apoio a uma das principais demandas deste movimento, a extinção do “fator previdenciário”. Instituído por lei ainda na década de 1990, trata-se de um índice usado no cálculo das aposentadorias que leva em consideração a expectativa de vida do trabalhador e sua idade ao requerer o benefício. Dependendo do caso (pessoa com menos de 50 anos e residente em estados ou cidades com alta expectativa de vida, por exemplo), o fator previdenciário reduz em até 40% o valor da aposentadoria em comparação ao último salário recebido enquanto na atividade. Outra reivindicação é que os reajustes da aposentadoria sejam equiparados para todos os beneficiários, ou seja, percentuais iguais para quem recebe o salário mínimo e para quem recebe mais.
Para os organizadores, todo o trabalhador, por sua importante contribuição econômica à sociedade, merece ter assegurado seu direito a salário e aposentadoria que lhe dê condições de viver com dignidade.
Mateus Junges
Porto Alegre