Cinema brasileiro será homenageado em festival na França

O Brasil será um dos protagonistas do 19º Encontro de Cinema da América Latina de Toulouse, no sul da França, que será aberto em 16 de março.

O evento prestará homenagem ao cinema afro-brasileiro, com a projeção de curtas-metragens e documentários e um tributo ao ator Lázaro Ramos, que estará presente.



Os organizadores exibirão filmes recentes em que atores negros – que na cinematografia tradicional apenas tinham papéis estereotipados – começam a ser apresentados de uma forma mais próxima da realidade.



O festival prestará homenagem também ao cineasta chileno Raúl Ruiz, radicado na França, com a projeção de vários de seus filmes, anunciaram os organizadores do evento.  Também será apresentada parte da obra de Cristina Sánchez, discípula de Ruiz.



O 19º Encontro de Cinema da América Latina inclui também a projeção de uma seleção de filmes musicais e de documentários para mostrar “a diversidade e a riqueza” desses gêneros na região.



“Carlos Gardel, o Mago”, do uruguaio Martín Borteiro, “Maestros Milongueros”, do argentino Bebe Kamín, e “Através de tus Zapatos” (Através de teus Sapatos), da colombiana Sonia Poveda Lasso, são algumas das obras musicais a serem exibidas.



Da redação, com agências