1ª Conferência sobre a Questão da Mulher no centro do debate do PCdoB/BA

A primeira conferência nacional do PCdoB sobre temática da mulher e talvez a primeira de um partido político no país envolvendo homens e mulheres foi o tema da reunião da direção estadual do PCdoB/BA nes

Após o sucesso da apresentação pública em âmbito estadual das teses da Conferência, ocorrida na semana anterior em Salvador, marcando o início dos debates na Bahia, foi a vez do Comitê Estadual debater o documento elaborado pelo Comitê Central que se encontra em discussão no Partido em todo o Brasil.


 


As idéias centrais em debate na Conferência foram apresentadas à reunião pela secretária Comunicação e integrante do secretariado estadual do Partido, Julieta Palmeira. Referindo-se aos desafios do Partido apresentados pelo documento em debate, a dirigente falou sobre a subestimação do sentido estratégico da luta contra a desigualdade de gênero, fator que tem dificultado que o partido como um todo assuma essa luta. Além da necessidade de superação desse problema, Julieta se referiu também a importância do aumento da produção teórica nessa área, criando melhores condições para a ação do Partido e para a consolidação das idéias com referencial no marxismo.


 


11 grandes plenárias serão realizadas
        


O plano de preparação da 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher foi apresentado pelo secretário estadual de Organização, Davidson Magalhães. A meta envolve a realização de pelo menos 11 grandes plenárias nas regiões: Sudoeste I, Sudoeste II, Oeste, Norte, Nordeste e litoral Norte,Sul e Extremo Sul, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão, Irecê e Salvador.


 


Até lá leituras públicas do documento em debate, seminários com participação ampla, lançamentos públicos das teses, além de reuniões dos níveis dirigentes municipais, distritais e das organizações de base estão sendo estimuladas em todo o Estado.
A reunião aprovou a realização da plenária estadual para os debates finais e escolha da delegação baiana à Conferência no dia 17 de março.