Venezuela e Bolívia impulsionam a cooperação por meio da ALBA

Venezuela e Bolívia, integrantes da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), impulsionam hoje (8/2) a cooperação em um amplo espectro de esferas, para avançar até um processo de integração com eqüidade.

No marco desses esforços, os titulares das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, e da Venezuela, Nicolás Maduro, passaram revista, em Caracas, a temas relacionados com a colaboração de setores como energia e finanças.


 


Os dois países se encontram em um momento particular de expansão dos vínculos, com 26 acordos bilaterais firmados no contexto de sua integração à ALBA.


 


Entre os convênios mais significativos está a ajuda venezuelana para a industrialização, incluíndo a construção de duas instalações industriais para a recuperação dos líquidos de gás.


 


A Venezuela também projeta investimentos importantes no processo de prospecção de reservas de combustíveis e assumir importações bolivianas de soja e feijão, enquanto projeta ampliar “rubros”, como a carne de aves.


 


Bolívia recebe igualmente apoio para seus planos educativos com o oferecimento de cinco mil bolsas para formação de profissionais e especialistas, fundamentalmente na área de hidrocarbonetos e saúde.


 


A relação inclui ajuda na construção de postos militares nas fronteiras, melhoramento de infraestrutura das estradas, e a abertura de um banco venezuelano para outorgar 100 milhões de dólares em créditos, com juros baixos, a pequenas e médias indústrias.


 


A respeito disso, Maduro afirmou que “hoje estamos vivendo um momento especial de nossas vidas como povos e na relação bilateral, baseada nos princípios da solidariedade, cooperação, complementaridade e desenvolvimento compartilhado, para um destino melhor”.