Peru: Humala pede coerência ao governo de Alan Garcia

O líder do Partido Nacionalista Peruano, Ollanta Hulama, confirmou nesta quarta-feira (7/2) que assistirá à reunião do Conselho de Ministros, convocada pelo presidente Alan Garcia. No entanto, ele deixou claro que sua participação irá acontecer caso ocorr

Humala não se reúne com Garcia desde a campanha eleitoral de 2006. Ele espera que o atual governo coloque em prática uma nova Constituição Política. “A relação entre o Estado e o capital estrangeiro ainda ocorre sob as regras fujimoristas”, disse.



Os partidos de oposição, como o Nacionalista, mostraram disposição de atender ao convite de Garcia para tratar do tema de uma possível reforma de Estado, descartando tomar parte de qualquer tipo de jogo político.



Apesar de confirmar sua participação, Humala disse que espera muito pouco do encontro, pois o governo de Alan Garcia ainda não concretizou nenhuma de suas principais promessas eleitorais. O líder do Partido Nacionalista disse também que, durante sua apresentação diante dos ministros, não indicará nenhum nome para ocupar qualquer tipo de cargo.



Para Humala, acompanhar a reunião é “um dever cívico”. Ele entende que a iniciativa do Conselho não gozará de legitimidade enquanto for mantido o atual marco constitucional no país, herdada do governo de Alberto Fujimori.