Governo do Rio recebe entidades para tratar de pauta emergencial

No dia 5, o Sindicato dos Trabalhadores da Uerj (Sintuperj), a associação dos docentes e o DCE reuniram-se com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Durante o encontro, as três entidades entregaram a pauta de reivindicações

As entidades explicaram a situação precária da UERJ, incluindo a defasagem salarial dos trabalhadores. O secretário prometeu tratar as entidades de maneira transparente e disse que haverá um canal de diálogo direto com o governo do Estado.


O secretário se comprometeu a fazer um estudo sobre o impacto financeiro do reajuste, em torno de 60%, no orçamento da universidade. Cardoso finalizou explicando que a atual gestão deseja fortalecer a universidade. Os principais pontos da pauta são o reajuste do salário, do orçamento e das bolsas estudantis, que hoje é de R$ 190,00, a menor do Brasil.


Governo pede tempo




Para o coordenador-geral do Sintuperj, José Arnaldo, “a reunião com o governo foi positiva porque em 30 dias as portas do diálogo foram abertas. Também ficou acertado o pagamento de férias dos professores, que estava atrasado”.
 


O secretário pediu um tempo para o governo “arrumar a casa”. As entidades disseram que entendem a situação, mas que o governo precisa apresentar uma perspectiva e que o tempo não pode ser longo.


As entidades solicitaram reunião direta com Sérgio Cabral para definir um cronograma para recompor os salários e superar os problemas que impedem a universidade de crescer e mostrar todo seu potencial para a sociedade.