Messias Pontes assume Presidência do Comitê de Imprensa da Assembléia  Legislativa

O jornalista, colaborador do Vermelho e dirigente do PCdoB, Messias Pontes, foi eleito na última sexta-feira, presidente do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Ceará.

Foi eleita na última sexta-feira, dia12, a nova diretoria do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa (CIAL), para o biênio 2007-2008, que terá como presidente o jornalista Messias Pontes. O processo de votação foi presidido pelo embaixador de Portugal, Paes de Andrade, que, na oportunidade, ressaltou a trajetória profissional dos eleitos. Foi inscrita apenas uma chapa que recebeu o nome de César Cals, em homenagem ao ex-governador do Estado e ao seu filho, o ex- presidente da Casa, Marcos Cals (PSDB), atual secretário de Justiça e Cidadania. Durante a solenidade de posse, ocorrida logo após a eleição, o presidente da Mesa Diretora, deputado Domingos Filho (PMDB), destacou que o Parlamento não vive sem a imprensa. “A Assembléia precisa muito da parceria da imprensa e o Comitê tem toda a liberdade para o livre exercício de expressão. Estarei sempre aberto para colaborar com o fortalecimento do Comitê. Messias Pontes, pelo seu caráter e sua experiência haverá de contribuir para a desenvoltura do trabalho da Assembléia, que hoje vem merecendo cada vez mais o respeito da população. Vamos trabalhar com abertura e transparência”, disse.


 


O embaixador Paes de Andrade enalteceu a gestão de Macário Batista a frente do Comitê dizendo que os jornalistas, apesar das adversidades, sempre estiveram na defesa da liberdade de imprensa.


 


A nova diretoria do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa é composta, além do presidente Messias Pontes, dos jornalistas Pedro Gomes de Matos (primeira vice-presidência); Nilton Pedrosa (segunda vice-presidência); Laerte Bezerra ( primeira secretaria); Nazareno Albuquerque (segunda secretaria) e Catunda Pinho, (diretoria de sede). Os jornalistas Rangel Cavalcante, Vidal Santos e Nelson Faheina são os suplentes.


 


De acordo com o regimento do comitê, o ex-presidente Macário Batista vai presidir o Conselho Superior, que é formado por todos ex-presidentes do colegiado. A eleição da diretoria do comitê acontece concomitantemente com a escolha da Mesa Diretora da Assembléia, permitida a reeleição para um mandato subseqüente.


 


Compromisso democrático


 


O jornalista Messias Pontes tem uma longa trajetória no jornalismo cearense. Ainda na ditadura foi dos fundadores do jornal “Mutirão”, órgão da chamada imprensa alternativa, que atuou como porta-voz das forças democráticas e progressistas até meados da década de 80. Messias atuou ainda nos jornais O POVO e Diário do Nordeste, é articulista do jornal O ESTADO e mantém há muitos anos um programa de rádio voltado essencialmente para o jornalismo político. Além de seu trabalho como jornalista atua no sindicato da categoria do qual participa há várias gestões da diretoria. É muito respeitado entre seus colegas e por isso já ocupou noutras ocasiões a presidência dos comitês de imprensa da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza.


 


O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) saudou a eleição de Messias Pontes como um reconhecimento por sua trajetória de compromisso com o jornalismo sério e responsável. “Messias é um velho camarada, que nunca abriu de suas convicções e por isso ganham a imprensa, o parlamento e a democracia, com sua eleição para a Presidência do Comitê de Imprensa”, afirmou o parlamentar comunista.


 



 
Fonte: Coordenação de Comunicação da Assembléia Legislativa