Argentinos mantêm protestos contra fábrica uruguaia

Ambientalistas argentinos estão dispostos a fechar por algumas horas nesta quarta-feira (14/2) as três passagens terrestres que ligam o país ao Uruguai, numa nova ofensiva em protesto contra uma fábrica de celulose em construção no Uruguai.

Vizinhos de Concordia (440 km ao norte de Buenos Aires) anunciaram à imprensa que bloquearão o caminho que liga a cidade com a uruguaia Salto a partir das 18h locais (19h de Brasília) por pelo menos cinco horas, ainda que não descartem a continuação do protesto durante a madrugada de quinta-feira.



A manifestação em Concordia se somará a que será realizada por cidadãos de Colón na estrada 135, perto da fronteira com a localidade uruguaia de Paysandú, prevista para ter início no mesmo horário e durar até domingo.



A Assembléia Ambientalista de Gualeguaychú, o grupo mais combativo na luta contra a fábrica de celulose, mantém desde 20 de novembro o bloqueio da estrada que une a cidade com a uruguaia Fray Bentos, onde a empresa finlandesa Botnia ergue o controvertido empreendimento.



Argentina e Uruguai mantêm um prolongado conflito por causa da fábrica de celulose, apesar de ambos os governos terem dado sinais de que iniciarão um diálogo direto para tentar superar as divergências, após a recente visita de um emissário da coroa espanhola ao Rio da Prata.