Deputado quer conclusão de estudo sobre gás natural no Estado do Piauí
O deputado federal Osmar Júnior (PCdoB-PI) está articulando uma visita da bancada do Piauí ao presidente da ANP- Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, para depois do carnaval. A idéia dele é que os parlamentares atuem em conjunto para reivindi
Publicado 14/02/2007 16:57 | Editado 04/03/2020 17:02
Osmar Júnior acredita que neste momento em que o Brasil necessita de auto-suficiência em gás natural, em função dos fatos ocorridos na Bolívia, é importante apressar e concluir os estudos para que a exploração possa ser iniciada. Ele disse que vai trabalhar contra qualquer contingenciamento das verbas para esta área. “ O Brasil tem que investir na expansão das reservas comprovadas e a implantação de unidades de regaseificação do GNL (Gás Natural Liquefeito) em vários pontos do Território Nacional, visando evitar problemas localizados de abastecimento desse combustível”, garantiu.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está desenvolvendo estudos em oito bacias sedimentares, incluindo a do Parnaíba, para a definição dos blocos que serão leiloados na 9ª Rodada de Licitações de Áreas Exploratórias de Petróleo. Estão sendo estudadas as bacias do Parnaíba, Campos, Espírito Santos, Pará-Maranhão, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Santos e Recôncavo. A seleção das áreas que serão incluídas na Nona Rodada, que acontecerá este ano em data ainda a ser marcada, será feita pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a partir dos estudos desenvolvidos pela ANP. Por isso, Osmar Júnior chama a atenção para que a segunda etapa de estudos da Bacia do Rio Parnaíba seja realizada logo.