Olinda reforça infra-estrutura e serviços para o carnaval 2007
Como nos anos anteriores, a Prefeitura de Olinda está preparando uma infra-estrutura especial para o atendimento aos milhares de foliões que tomarão conta da cidade nos dias de Carnaval. Muitos serviços serão refo
Publicado 14/02/2007 18:36 | Editado 04/03/2020 16:59
As dezoito câmeras instaladas no Sítio Histórico serão reposicionadas visando melhorar a captação de imagens e ajudar a ação da polícia. Um dos pontos a serem reforçados será a Rua 13 de Maio, que passa a contar este ano com duas câmeras.
Para reforçar o controle de possíveis abusos de natureza sexual praticados durante o Carnaval, entre eles o corredor de beijo forçado, a Prefeitura de Olinda firmou parceria com o Ministério Público de Pernambuco. Além disso, instalará, pelo sexto ano consecutivo, o posto de atendimento da Ouvidoria da Mulher. O serviço será prestado em conjunto com as Delegacias Itinerantes do Turista, da Mulher e da Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente (GPCA) e funcionará das 8h às 17h, na Casa da Cidadania.
PÓLOS DE ANIMAÇÃO – Este ano, a Prefeitura de Olinda vai descentralizar a folia, com a instalação de pólos de animação em diversos bairros da cidade. Serão dez pólos, seis a mais do que no ano passado. Os novos pólos de animação serão instalados no Mercado da Ribeira (Pólo Lírico), Guadalupe (Pólo Cultura Viva), Carmo, Praça 12 de Março, Rio Doce, Peixinhos, Cidade Tabajara e São Benedito (Pólo Afro Nação Xambá). Neles se apresentarão artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Quinteto Violado, Claudionor Germano, Som da Terra, Eddie, J. Michiles e Maestro Duda. O Pólo Infantil funcionará no Parque do Carmo.
A Passarela do Frevo, que funcionava na Avenida Sigismundo Gonçalves, será instalada na Avenida Olinda, próximo ao Corpo de Bombeiros. Outra novidade será o pólo itinerante instalado em um caminhão-palco que vai percorrer os bairros de Ouro Preto, Sapucaia, Passarinho e Salgadinho. Orquestras de frevo itinerantes percorrerão as ruas do Sítio Histórico nos intervalos das apresentações das 500 agremiações carnavalescas que estarão nas ruas da cidade.
Este ano, a Prefeitura de Olinda também ampliou a proibição de instalação de barracas e tabuleiros nos principais corredores de folia, como as ruas de São Bento, Prudente de Morais e do Bonfim. Os 900 ambulantes cadastrados poderão comercializar seus produtos apenas em becos, ruas e praças de menor movimento de foliões. Também não será permitida a venda de bebidas em garrafas de vidro. Para garantir o cumprimento da medida, serão distribuídas 500 mil garrafas plásticas para troca nos bloqueios de acesso ao Sítio Histórico. Trezentas pessoas estarão fiscalizando a atuação dos comerciantes durante o Carnaval.
Para segurança dos foliões não será permitida a circulação de veículos pelas ruas do Sítio Histórico e seu entorno durante os dias de Carnaval. Os foliões poderão estacionar seus veículos antes da Praça 12 de Março (sentido Olinda-Recife) ou no Shopping Tacaruna (sentido Recife-Olinda), seguindo para o Sítio Histórico de ônibus ou táxis.
A prefeitura vai instalar pontos de bloqueio fixos e móveis em diversas ruas em um trecho que vai da Avenida Getúlio Vargas até a Avenida Presidente Kennedy, aí incluídas todas as vias de acesso à Cidade Alta. A circulação nessas vias será permitida apenas aos moradores e fornecedores de serviços devidamente credenciados. Os bloqueios serão instalados na sexta-feira de Carnaval, às 14h, e retirados na Quarta-Feira de Cinzas.
Para atender os foliões durante os dias de festa, até a sexta-feira da semana pré-carnavalesca, a Prefeitura de Olinda irá instalar banheiros públicos provisórios nos principais focos de animação do Sítio Histórico. Placas de sinalização serão fixadas nas proximidades de cada bateria de sanitários. Os serviços de limpeza e higienização das vias públicas serão reforçados, com a utilização de 306 mil litros de água e 564 litros de essência concentrada de eucalipto.
O patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade será protegido com a instalação de 3.800 m2 de tapumes em 25 monumentos. Entre eles, as bicas de São Pedro e Quatro Cantos, Capela de São Pedro Advíncula, Casa 28 da Rua do Amparo, Cruzeiro de São Francisco, as igrejas da Sé, Amparo, Bonfim, São Pedro e Carmo, além de praças e o canteiro central do Carmo.
Durante o Carnaval, uma equipe de procuradores municipais, oficiais de Justiça, policiais militares e fiscais do controle urbano fiscalizarão o cumprimento da lei municipal que limita a 70 decibéis a emissão sonora de equipamentos de som eletrônico instalados em residências e veículos no perímetro da folia. A multa para os infratores é de R$ 7 mil. A prefeitura realizou campanha educativa visando a conscientizar os moradores.
SAÚDE – Os foliões vão contar ainda com um serviço de atendimento médico, que inclui a instalação de postos de atendimento em locais estratégicos: na Policlínica Barros Barreto, no Parque do Carmo, e na Avenida Olinda, próximo ao Corpo de Bombeiros. As equipes serão formadas por médicos, enfermeiros e auxiliares. A rede de atendimento será reforçada pela Maternidade Brites de Albuquerque, na PE-15, pelos Serviços de Pronto-Atendimento de Peixinhos e do Bairro Novo e pelo SAMU 192.
Durante o Carnaval, a Prefeitura de Olinda também vai intensificar as ações de controle e fiscalização de alimentos, medicamentos e correlatos. Três barreiras sanitárias fixas serão instaladas no Varadouro, Bonsucesso e Avenida Carlos de Lima Cavalcanti. Além disso equipes sanitárias circularão pelas ladeiras de Olinda, monitorando o comércio formal e informal de alimento e a qualidade água potável.
A Vigilância Epidemiológica vai notificar e investigar as ocorrências de surtos de doenças transmitidas por alimentos e bebidas (ex. diarréias), além de imunizar contra à sarampo, todos os vendedores ambulantes e outros profissionais que mantenham contato direto com os turistas, como taxistas, funcionários de hotéis e etc.
A Secretaria de Saúde também vai investir em ações educativas e preventivas ao folião. Na Praça 12 de Março, será montado o Pólo da Saúde, onde agentes de saúde e Redutores de Danos vão trabalhar na prevenção do uso de álcool e doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de mais de 90 mil preservativos nas concentrações de blocos e troças carnavalescas.
Pelo segundo ano consecutivo, agentes de trânsito em Olinda vão realizar o teste do bafômetro em motoristas que exagerarem na bebida. No ano passado, foram aplicados mais de mil e quinhentos testes.
Essas e outras iniciativas da prefeitura do município vêm ao encontro das recomendações feitas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o Carnaval deste ano na cidade. Desde 2001, o governo municipal vem adotando medidas visando à preservação do autêntico Carnaval de Olinda e do patrimônio histórico, bem como à segurança e tranqüilidade dos milhares de foliões que todo ano lotam as ladeiras e ruas do Sítio Histórico da cidade em busca da efervescência do melhor Carnaval do Brasil.
Do Recife
Audicéa Rodrigues