Mercosul inicia processo de incorporação plena da Bolívia

O Mercosul tomou a decisão de iniciar o processo de incorporação plena da Bolívia ao bloco regional e criou um grupo de trabalho que definirá, no prazo de 180 dias, as condições desta adesão, anunciou nesta quarta-feira (13/2) o chanceler paraguaio, Rubén

“A incorporação plena implica, do mesmo modo que o processo de adesão da Venezuela, no cumprimento de todas as normas estabelecidas: ratificação do Tratado de Assunção e seus protocolos adicionais”, disse Ramírez à imprensa em Assunção.



O passo já dado pela Bolívia não foi exatamente o de incorporação, mas sim de estudo da viabilidade da incorporação. “Ainda não se pode falar de um processo de adesão plena da Bolívia porque não se produziu uma aprovação formal do Mercosul e um pedido formal de La Paz”, disse



O chanceler paraguaio acrescentou que a Bolívia deseja ingressar no Mercosul em uma situação especial: “Os bolivianos querem manter sua condição de sócio da Comunidade Andina paralelamente ao Mercosul, o que representa de alguma forma algum tipo de dificuldade”.



A Bolívia pediu para entrar no Mercosul durante a reunião de cúpula do bloco no Rio de Janeiro, em janeiro deste ano. O país ganhou a promessa de um grupo de trabalho para decidir, nos próximos meses, sobre a adesão do país ao bloco econômico.



Os negociadores tentam acomodar as exigências do país, que diz que só entra para o bloco se houver solução para o fato de ter tarifas de comércio mais baixas do que o Mercosul.