Londres e Venezuela fecham acordo de petróleo barato

A prefeitura de Londres e a estatal venezuelana de petróleo, PDVSA, assinaram nesta terça-feira (20/2) um acordo que permitirá à capital britânica reduzir pela metade os seus custos com combustível.

Cerca de 250 mil londrinos que recebem benefícios sociais terão desconto de 50% nas passagens de ônibus, em decorrência do barateamento dos custos, afirmou a prefeitura.


 



A aproximação entre o presidente venezuelano e o prefeito de Londres, Ken Livingstone, um expoente da esquerda do Partido Trabalhista inglês, tem sido criticada pelos setores reacionários dos dois países.


 



A mídia de direita na Venezuela alegou que recursos importantes, que deveriam estar sendo destinados à população carente venezuelana, estão sendo direcionados para uma das cidades mais ricas do mundo.


 



A habitual ferocidade da direita venezuelana na mídia impossibilitou uma visita de Livingstone a Caracas, poucas semanas antes da eleição que levou Chávez a mais um mandato de seis anos, em 3 de dezembro de 2006.


 



Em maio do ano passado, Chávez desembarcou no Reino Unido em uma visita não-oficial, o que lhe permitiu passar pelo país sem encontrar o primeiro-ministro, Tony Blair. O primeiro-ministro britânico é alvo de críticas do líder venezuelano por sua submissão político-militar ao regime de George W. Bush, chefe da Casa Branca.