Universidade das Ciências Informáticas de Cuba mostra seus avanços

A Universidade das Ciências Informáticas (UCI), criada por iniciativa do presidente cubano, Fidel Castro, mostrou na na Convenção e Exposição Internacional Informática 2007 o trabalho dessa instituição para desenvolver esse setor na Ilha.

Seu estande exibe mais de 20 produtos de software e diversos sistemas informáticos, bem como diversos projetos de colaboração com a empresa venezuelana PDVSA.


 


Todos os produtos apresentados na Convenção e Exposição Internacional Informática 2007 foram criados por alunos desse centro, concebido pelo presidente cubano como universidade de excelência.


 


Entre os produtos mostrados pela UCI, está um sistema de identificação genérico, segundo as necessidades do usuário.


 


Além disso, os estudantes dessa Universidade criaram o site da empresa bolivariana PDVSA e trabalham no site da intranet.


 


Outra obra dessa instituição da educação cubana é um simulador prático de condução, de videojogos e sistemas de jogos para celulares, disse à agência Prensa Latina, Francisco Javier Hernández Cao, decano da Faculdade da UCI.


 


O centro também desenvolveu um sistema de telebanco, de pagamento telefônico dos serviços do cidadão e aplicações ao sistema de saúde, como um Pacs (Sistema de arquivamento e distribuição de imagens) que interatua com equipamentos médicos.


 


Esta tecnologia foi instalada no hospital Hermanos Ameijeiras e atualmente se realiza um projeto piloto para que seja instalada também no hospital de cardiologia William Soler.


 


A chefa de produção da UCI, Lissette Soto Palegrín, explicou que entre os produtos exibidos também aparece um sistema de distribuição de software livre chamada Novalnx, uma distribuição de Linux criada pela UCI.