Unicamp é sede de 5º Colóquio Internacional Marx e Engels

O Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, iniciou a chamada de trabalhos para o 5º Colóquio Internacional Marx E Engels. A inscrição de trabalhos está aberta até 31 de maio.

O colóquio acolhe, fundamentalmente, dois tipos de comunicação: as que tomem a teoria marxista como objeto de pesquisa, seja para analisar essa teoria, criticá-la ou desenvolvê-la; e as comunicações que utilizem o aparato conceitual do marxismo em pesquisas empíricas ou teóricas que se enquadrem nos Grupos Temáticos desse evento.


 


O pesquisador interessado em inscrever seu trabalho deve indicar em qual Grupo Temático se insere. Eventualmente, a Comissão Organizadora poderá remanejar a distribuição das propostas de um grupo para outro.


 


O colóquio terá palestras pela manhã – como programação geral e comum – proferidas por convidados pela Comissão Organizadora do evento. Após o almoço, haverá reuniões dos Grupos Temáticos e, no final da tarde, será realizada a mostra de painéis dos pesquisadores iniciantes. As noites serão livres e terão atividades culturais e de confraternização.


 


Confira os Grupos Temáticos do colóquio:


 


GT 1 – A obra teórica de Marx e o marxismo
Exame crítico das obras de Marx e de Engels e dos clássicos do marxismo dos séculos 19 e 20. As polêmicas suscitadas pela obra teórica de Marx. As correntes do pensamento marxista e suas transformações. A obra teórica dos marxistas brasileiros e latino-americanos. A questão da renovação do marxismo.


 


GT 2 – Marxismo e ciências humanas
Exame da presença do marxismo na economia, na sociologia, na ciência política, na antropologia, na história, na área de relações internacionais e no direito. Exame da crítica marxista das ciências humanas e das contribuições das ciências humanas para o desenvolvimento do marxismo. Polêmicas teóricas e desenvolvimentos conceituais do marxismo nessas áreas de conhecimento. A presença do marxismo na universidade brasileira e latino-americana.


 


GT 3 – Economia e política no capitalismo contemporâneo.
Enfoque marxista das transformações econômicas, políticas e sociais do capitalismo no final do século 20 e início do século 21. Novos padrões de acumulação de capital, nova fase do imperialismo, transformações do Estado e da democracia capitalista. A situação dos países dominantes e dos países dependentes. Brasil e América Latina.


 


GT 4 – Relações de classe no capitalismo contemporâneo
Enfoque marxista das transformações ocorridas na organização capitalista do trabalho e na estrutura de classes. Trabalhadores, classe operária, “nova classe operária” e “classe média”. A pequena burguesia. O campesinato no capitalismo atual. O debate sobre o declínio da polarização de classes no final do século 20 e início do século 21. As classes trabalhadoras e os movimentos populares. A nova configuração da burguesia. As classes sociais no Brasil e na América Latina. O conceito marxista de classe social e de luta de classes face ao capitalismo contemporâneo.


 


GT 5 – Educação, capitalismo e socialismo
As relações do sistema educacional com o capitalismo da perspectiva marxista: formação da força de trabalho; educação e classes sociais; ideologia e processo educacional; política educacional. Análise marxista da educação no Brasil e na América Latina. Os aparelhos culturais do capitalismo (universidades, centros de pesquisa). Os centros culturais criados pelo movimento socialista. Análise das experiências educacionais inovadoras realizadas nas sociedades surgidas das revoluções do século 20. A teoria marxista e a educação.


 


GT 6 – Cultura, capitalismo e socialismo
Capitalismo e produção cultural: as novas tendências; as artes plásticas, a literatura e a indústria cultural. Análise marxista da cultura no Brasil e na América Latina. Cultura e socialismo: os movimentos culturais nas sociedades surgidas das revoluções do século 20. O marxismo e a produção cultural.


 


GT 7 – Socialismo no século 21
Análise marxista das revoluções do século 20. A herança comunista e socialista dos séculos 19 e 20 e o socialismo do século 21. Marxismo e socialismo. A questão da renovação do socialismo. Teoria da transição ao socialismo. Trabalhadores e transição socialista. Trunfos e obstáculos para a reconstrução do movimento socialista no século 21.