Neurocientista quer construir centro de pesquisa internacional no PI

O neurocientista Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, um brasileiro erradicado nos EUA, idealizador do IINN (Instituto Internacional de Neurociência de Natal), inaugurado nesta sexta-feira (23) no Rio Grande do Norte garantiu que o próximo estado brasi

Segundo ele, o centro de pesquisa funcionará no Sul do estado, o município sede ainda não foi divulgado. ''Com certeza o segundo centro de pesquisas, que será no sul do Piauí, onde o Estado mais precisa, sairá mais rápido'', disse o cientista.


 


O centro de Natal demorou mais do que o previsto para ser inaugurado. A pedra fundamental foi lançada em 2002. As obras do instituto, cujos cinco prédios se dividem entre Natal e o município vizinho de Macaíba, só devem ficar prontas em 40 dias. O presidente Lula não compareceu a solenidade, mas enviou uma carta falando da importância do centro.


 


Para começar a funcionar, o IINN já conta com R$ 25 milhões. ''Foram R$ 13 milhões do poder público e o restante da iniciativa privada. Nesse caso, recebemos contribuições do Brasil e do exterior'', afirmou Nicolelis.


 


O IINN tem como missão promover a pesquisa científica no Brasil no mais elevado nível possível. Entretanto, entende-se que tal objetivo só pode se completar ligado a uma função social. Por isso, ao programa de pesquisa em ciências se junta um programa sócio-cultural, em que centros educacionais, esportivos e de saúde funcionarão atendendo à população da região beneficiada. O IINN funcionará como catalisador de desenvolvimento científico e econômico e contribuirá também para a educação, saúde e assistência das comunidades locais.


 


Desde ontem acontece em Natal, o II Simpósio Internacional de Neurociência, um dos mais importantes eventos do ano nesta área do conhecimento científico. Até domingo estarão reunidos na capital potiguar 25 conferencistas e mais de 600 pesquisadores de todas as partes do planeta.


 



Fonte: Acesse Piauí
Com informações do UOl e Tribuna do Norte