PCdoB/Fortaleza discute projeto eleitoral para 2008 e renova Comissão Política
Reunidos no ultimo sábado, dia 24, a direção municipal do PCdB/Fortaleza inicou o processo de discussão para as eleições de 2008 e elegeu novos membros de sua Comissão Política.
Publicado 26/02/2007 16:22 | Editado 04/03/2020 16:37
Para Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB em Fortaleza, a expressiva votação alcançada pelos candidatos comunistas no Ceará, e em especial na capital, abre um novo ciclo político e impõe a necessidade do PCdoB iniciar imediatamente a discussão sobre o projeto eleitoral em 2008. Para Luís Carlos “analisar nossa participação na gestão municipal e a própria condução petista na 5ª maior cidade do país está na ordem do dia, assim como a construção de nossa chapa proporcional a partir de levantamento de lideranças filiadas ao partido e até mesmo de nomes expressivos do movimento popular, comprometidos com a luta dos trabalhadores e que podem vir a integrar nossas fileiras”.
Mesmo não dispondo mais de representação na Câmara Municipal, já que o ex- vereador Lula Morais assumiu mandato de deputado estadual na Assembléia Legislativa, o PCdoB tem uma boa presença na gestão de Luizianne Lins (PT) na Prefeitura de Fortaleza. Presente à reunião o Secretario Executivo da Regional I, Mariano de Freitas avalia que “a participação dos comunistas na administração ganha destaque ao enfrentar com coragem o debate sobre as necessidades e demandas das comunidades, impulsionando a prefeitura para questões importantes como o uso do espaço urbano, tendo como objetivo prioritário a qualidade de vida da população” Mariano completa lembrando que “integram a Secretaria que dirigimos bairros como Barra do Ceará e Pirambu, com uma concentração demográfica de 134 habitantes por hectare. É, portanto, a região com a maior concentração populacional de Fortaleza, com históricos índices de elevado desemprego, violência e crimes ambientais. O que priorizamos, ao chegar na SER-I foi buscar conhecer de perto os problemas da população e somos hoje um dos destaques da administração da Prefeita Luizianne”. Também é destaque na administração municipal o trabalho feito por Eliana Gomes como assessora comunitária da HABITAFOR, órgão da Prefeitura que tratada dos assuntos relacionados à moradia.Eliana relatou vários trabalhos realizados pela Prefeitura e o quanto a população tem se mostrado satisfeita. Para ela “o tratamento da Prefeitura é mais respeitoso não só em relação às reivindicações populares, mas também ao possibilitar mais acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, algo que somente era privilégio dos mais ricos da cidade”.
Alianças para 2008
A presença dos comunistas na atual administração é um fator de grande relevância para a definição das alianças eleitorais que o partido fará em 2008. Para a Secretária de Organização do Comitê Municipal, Ana Lúcia Viana “o partido tem um bom relacionamento político com a Prefeita que teve um papel destacado na grande corrente que ajudou a eleger o Senador Inácio Arruda no ano passado e nosso desejo é de aprofundar ainda mais esse relacionamento, tanto para a continuidade de nosso trabalho conjunto na administração municipal, como em perspectiva de uma aliança em 2008”. Os comunistas estão atentos a evolução do quadro político nacional e neste sentido merece atenção especial a formação do Bloco de Esquerda na Câmara dos Deputados, integrado pelo PCdoB, PDT, PSB, PMN e PAN. “Vamos levar em conta o Bloco de Esquerda, mesmo que ele seja apenas no âmbito da Câmara, já que esses partidos passam a ter ações mais integradas que podem se refletir nas disputas eleitorais” acrescenta Ana Lúcia. Sobre o projeto eleitoral os comunistas buscarão retornar à Câmara Municipal elegendo pelo menos dois vereadores e também desejam discutir a formação da chapa majoritária. “Temos nomes para compor a chapa majoritária e vamos apresentar aos nossos aliados para que possamos ter condições de disputar com reais chances de vitória e que também reflita a nossa expressão política na cidade”, afirma ainda a dirigente comunista.
Direção renovada
A última questão tratada pela reunião foi a eleição de novos membros da Comissão Política. A mudança deveu-se principalmente ao fato de que alguns quadros foram deslocados para tarefas partidárias fora de Fortaleza e por isso tiveram que ser substituídos. Entre os quadros que foram transferidos estão Neide Freitas, ex-Secretária de Formação, que assumiu a chefia de gabinete do deputado federal Chico Lopes e Gérson Meneses, ex-presidente da UJS Fortaleza, que passou a compor a Executiva Nacional da UBES. Os novos membros da Comissão Política Municipal são: Andréa Oliveira, Antonio Soares, Natan Alves e Vicente Rodrigues.
Veja a nova Comissão Política do PCdoB/Fortaleza:
Luis Carlos Paes de Castro – Presidente
Ana Lúcia Oliveira Viana – Secretária de Organização
Andréa Oliveira – Secretária de Comunicação
Francinet Cunha – Secretário de Finanças
Maria Pereira – Secretária de Juventude/Formação
José Maria Ferreira – Secretário de Movimento Comunitário
Inácio Carvalho
Eliana Gomes
Antonio Soares
Gilvan Paiva
Helena Serrazul
Mariano Freitas
Natan Alves
Teresinha Braga
Vicente Rodrigues
De Fortaleza, Andréa Oliveira e Inácio Carvalho