Imprensa uruguaia destaca avanços após a visita de Lula

Os jornais uruguaios destacaram nesta terça-feira (27/2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitiu tranqüilidade ao país durante a reunião que teve ontem (26) com Tabaré Vázquez na estância Anchorena, a 200 quilômetros ao oeste de Montevidéu.

“Tudo legal: Tabaré destacou a compreensão do irmão mais velho”, é a manchete de capa do La República. O jornal afirmou que “Lula e Tabaré, em sua melhor fase de união, se reuniram para derrotar as assimetrias do Mercosul e até encontraram 30 minutos para pescarem no rio San Juan”.



A manchete do El Observador diz que “Lula transmitiu tranqüilidade a Vázquez” e que realizou um “encontro fraternal em Anchorena”. Segundo o diário, o governo de Vázquez “ficou agradecido com a aproximação do presidente brasileiro, que deixou a sensação de que o Uruguai não está tão sozinho no esforço de melhorar o Mercosul”.



“Haverá mais ajuda do irmão mais velho”, afirma o Ultimas Noticias, que destacou que “Lula recordou que o Mercosul tem regras para os acordos comerciais com terceiros países”.



Já o La Diaria deu destaque a uma grande fotografia que mostra Lula e Vázquez se cumprimentando com um abraço. O jornal escreve que Lula “chegou com três de seus principais ministros, falou com Vázquez muito mais tempo do que o esperado, se comprometeu a reduzir os desequilíbrios no Mercosul e firmou acordos de cooperação em pontos centrais para o nosso país”.



Por sua vez, o El Pais afirma que Lula assumiu seu papel de líder regional antes da visita do presidente George W. Bush à região. “O presidente brasileiro deixou claro em sua visita que assumirá o papel de liderar não apenas o bloco regional durante a visita de Bush, mas sim o de líder da América Latina”.