Equador: Bases estrangeiras serão temas de conferência

A Coalizão Não Bases Militares do Equador e outras entidades seguem com os preparativos para a Conferência Internacional pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras, que acontecerá de 5 a 9 de março, em Quito e Manta, no Equador.

O comitê organizador finaliza a participação dos convidados para o encontro, que deverá reunir a duas mil pessoas de várias partes do mundo.Um dos convidados será o presidente Rafael Correa que, em dezembro, anunciou publicamente, que o país não renovará o convênio com os Estados Unidos de manter a base militar em Manta, previsto para 2009.


 


Em entrevista concedida aos meios de comunicação, o presidente afirmou que Manta é a única base militar na América do Sul e que sua presença não será mais necessária.


 


A base militar instalada em Guantânamo, Cuba, será outro forte ponto discutido no encontro. Com cinco anos de existência, a prisão da base é responsável pela detenção de, aproximadamente, 600 pessoas que continuam sem direito a julgamento ou qualquer espécie de acompanhamento jurídico.


 


De acordo com o setor de comunicação da Conferência, muitas pessoas têm se manifestado sobre a importância do evento. Para Elsie Monge, presidente executiva da Comissão Ecumênica de Direitos Humanos, ressaltou a importância da Conferência Internacional no contexto de violência militar e armada no qual vive o mundo.


 


Por sua parte, Helga Serrano, da Associação Cristã de Jovens, reafirmou a posição da organizações sociais equatorianas de pedir ao governo nacional a não renovação do convênio da base de Manta com o governo dos Estados Unidos.


 


A Conferência espera ressaltar os impactos políticos, sociais, ambientais e econômicos das bases militares estrangeiras, bem como divulgar e apoiar os movimentos e organizações que se opõem a elas; e também consolidar formalmente a Rede Mundial Não Bases, suas estratégias, estrutura e planos de ação.