Flávio Dino apresenta propostas para o desenvolvimento do Maranhão
Três indicações apresentadas pelo deputado federal Flávio Dino(PC do B) pautaram o tema do desenvolvimento do Maranhão na Câmara esta semana. São iniciativas visando a realização de estudos sobre o aproveitamento do babaçu para produção de biocombustíveis
Publicado 28/02/2007 12:25 | Editado 04/03/2020 16:48
Três indicações apresentadas pelo deputado federal Flávio Dino(PC do B) pautaram o tema do desenvolvimento do Maranhão na Câmara esta semana. São iniciativas visando a realização de estudos sobre o aproveitamento do babaçu para produção de biocombustíveis; a implantação de uma superintendência da Codevasf no Estado; e a realização de estudos sobre o Projeto Salangô
Flávio Dino pretende que o Ministério da Integração Nacional firme parceria com o Governo do Maranhão para realizar os estudos necessários ao encaminhamento de soluções para o projeto Salangô, “com seu redimensiomento econômico, social e ambiental”. Entre as soluções, ele inclui a referente às dívidas dos agricultores, “os quais não podem sofrer com os ônus derivados de ações ou omissões de terceiros”.
Da direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Flávio Dino solicita a realização de estudos técnicos e planejamento estratégico, por intermédio do Escritório Técnico de Estudos do Nordeste, para que o aproveitamento do babaçu na produção de biocombustíveis floresça no Maranhão. O deputado insiste na tecla de que a produção de biocombustíveis não pode se basear apenas nas monoculturas da soja e cana de açúcar. “É imprescindível a ação reguladora e fomentadora do Governo para que cadeias produtivas sejam formadas com a participação de pequenos agricultores e de comunidades extrativistas”, defende.
Flávio Dino também chamou a atenção do Governo Federal para a necessidade de uma Superintendência da Codevasf no Maranhão. Ele lembra que de todos os estados da área de abrangência da companhia, apenas o Maranhão não conta com uma Unidade Regional. Em sua indicação, o deputado sugere três unidades para o Maranhão: a Superintendência, em Caxias; um Núcleo Avançado em Balsas, para atendimento do Alto Parnaíba); e um outro Núcleo em Brejo, para atendimento do Baixo Parnaíba.