Após décadas, Cuba e Honduras restabelecem relações plenas

O governo de Honduras designou nesta quarta-feira (28/2) um embaixador para Cuba, restabelecendo relações plenas quase meio século depois do rompimento, provocado pela revolução na ilha.

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, anunciou a nomeação do técnico agrícola Juan Ramón Elvir como novo enviado, aproveitando a visita oficial do chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, ao país centro-americano.



Tegucigalpa rompeu com Havana em 1961, sob pressão dos EUA. Em 2002, Cuba nomeou um embaixador em Honduras, que por sua vez preferiu indicar apenas um encarregado de negócios para a sua embaixada.



“Honduras é um povo que teve estreitas relações históricas com o povo de Cuba, as quais hoje se fortalecem mais com sua presença (de Pérez Roque) e com o apoio que nos momentos de crises Cuba proporcionou (com) uma mão ao povo hondurenho”, disse Zelaya em entrevista coletiva.



As relações entre os dois países entraram numa nova fase positiva no final de 1998, quando Cuba enviou centenas de médicos e enfermeiras a Honduras depois do furacão Mitch, que deixou cerca de 13 mil mortos ou desaparecidos e bilhões de dólares em prejuízos.



O governo de Zelaya espera que a retomada das relações leve a um maior comércio e a laços econômicos, políticos e sociais mais sólidos, bem como a uma delimitação da fronteira marítima entre os dois países no Caribe. “Deu-se uma plena normalização das relações políticas e do diálogo respeitoso entre nossos governos”, disse Pérez Roque.