Lucia Antony diz que mulher precisa conquistar a igualdade na vida

Por Rosângela Alanís, de Manaus


 


Na semana do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Lucia Antony (PCdoB-AM) está realizando uma série de palestras, em escolas e em associações comunitárias, sobre o atual papel da mulher na soci

          A vereadora também é autora do requerimento da Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher, que ocorrerá no Plenário da nova sede da Câmara Municipal de Manaus, localizada na rua Padre Agostinho Cabaleiro Martins s/nº- São Raimundo.



          Lucia Antony, que milita no movimento organizado de mulheres há mais de 20 anos e é vice-presidente da Comissão Especial de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal, destaca a importância de promover o debate sobre o tema, uma vez que a mulher conquistou a igualdade jurídica na Constituição de 88, mas ainda precisa conquistar a igualdade na vida. A vereadora explica que esse é um processo lento, mas contínuo, e que por meio da participação das mulheres na organização civil, na política e em funções de liderança as mudanças poderão ocorrer com maior celeridade. “O ideal é que homens e mulheres assumam o papel de parceiros na construção de uma sociedade mais justa, usufruindo seus direitos como cidadãos e compartilhando responsabilidades”, ressalta.



          A vereadora chama atenção para o fato de que a mulher já representa 44,1% no mercado de trabalho, apresenta nível de escolaridade superior ao do homem (em média 3 anos a mais), e está presente em quase todas as profissões, além de chefiar cerca de 31% das famílias brasileiras. Entretanto, pondera, em grande parte das empresas a mulher ainda recebe salário inferior ao do homem pela mesma função no trabalho (em torno de 75% do salário masculino), e ainda costuma arcar sozinha com os afazeres domésticos e o acompanhamento da educação dos filhos. Também continua sendo a maior vítima de violência. “Esses índices mostram que há muito o que fazer, e para isso é necessário que cada um faça a sua parte”, alerta Antony.