Palestra, em Ijuí (RS), aborda participação feminina nos espaços de poder
Na condição de presidente do núcleo local da União Brasileira de Mulheres, a sindicalista Rosane Simon fará palestra durante a 1ª Conferência Municipal e Regional de Políticas para as Mulheres, que realiza-se nesta quarta-feira, 7 de março, no auditóri
Publicado 06/03/2007 16:52 | Editado 04/03/2020 17:12
O evento é organizado pelo poder público municipal e insere-se no processo de debates da 2ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, marcada para acontecer em Brasília, de 18 a 21 de agosto.
Neste ano os temas propostos são: análise da realidade brasileira: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade na perspectiva da implementação do Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM); avaliação das ações e políticas propostas no PNPM, sua execução e impacto; participação das mulheres nos espaços de poder.
A inclusão do tema “participação das mulheres nos espaços de poder” nos debates da 2ª CNPM é o reconhecimento de que sem revertermos a disparidade na representação feminina em relação à masculina nestes espaços, estaremos comprometendo os objetivos de eliminação da desigualdade de gênero em nosso país. Os resultados do último pleito apontam para um paradoxo: a representação das mulheres no parlamento brasileiro não corresponde à sua presença na sociedade e à sua participação política em diferentes dimensões da vida nacional. Essa conjuntura precisa ser urgentemente enfrentada pelo Estado e pela sociedade brasileira. As eleições de 2006 apontam um insignificante avanço no quadro existente até então. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que de um total de 2.498 candidatas (duas à Presidência da República, 26 aos Governos Estaduais, 35 ao Senado, 652 à Câmara de Deputados e 1783 às Assembléias e Câmara Legislativas) foram eleitas 176 mulheres (três governadoras, quatro senadoras, 46 deputadas federais e 123 deputadas estaduais/distrital).
Calendário prevê debates de março até agosto
Conferências Municipais e/ou Regionais – de 1° de março a 30 de abril de 2007.
Conferências Estaduais – de 15 de maio a 15 de julho de 2007.
Conferência Nacional – de 18 a 21 de agosto de 2007.
A 2ª CNPM contará com a participação de 2800 delegadas sendo: 69 integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 425 representantes dos Ministérios, Secretarias Especiais, órgãos e instituições do Governo Federal e 2.306 escolhidas entre participantes das etapas estaduais, sendo 60% de representantes da sociedade civil, 30% de representantes dos governos municipais e 10% de representantes dos governos estaduais.
Mateus Junges