Partido renovado é tema do curso de organização

Cerca de 50 pessoas compareceram ao curso de organização do PCdoB, Região Norte Ocidental, realizado em Manaus, que também aconteceu simultaneamente nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

          O encontro reuniu dirigentes e secretários de organização dos estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas. A pauta de discussão citou ações prioritárias que reforçam a vida partidária, como a campanha de valorização da militância, capacitação da formação e o investimento na comunicação para a conquista de territórios no cenário político nacional.


 


          O objetivo do curso é a capacitação dos dirigentes e secretários de organização, tomando por base a política que se traduz no novo estatuto, aprovado em 2006, no 11º Congresso do PCdoB.


 


          Na sexta-feira, Augusto Bonicuore abriu o encontro citando que para ter um partido grande de massa é preciso quadros capacitados politicamente “Quadros são pessoas que tem responsabilidades de organização, parlamentares, membros de comissão municipais e estaduais, dirigentes sindicais, dentre outros, que tenham uma formação ideológica e política”.


 


          Augusto Bounicore comentou as lutas sociais e o processo de formação do Partido Comunista que por muito tempo permaneceu clandestino e ao conheceu a legalidade em 1985. “A grande virtude do Partido é saber que só com a auto-critica conseguimos superar os nossos erros e ajudar na luta do povo brasileiro. Tivemos muitos acertos nesses 85 anos, tanto é que sobrevivemos ao Estado Novo, à Ditadura Militar e às ofensivas da burguesia”.


 


          Para Márcio Batista, vereador do PCdoB em Rio Branco (AC), o curso joga um papel importante para a interlocução de idéias com a Região Norte. “Este ano a prioridade para a formação é complementar a organização partidária. Mais organizado e consolidado, dando seqüência ao plano nacional que é alargar sua base militante sem descuidar da sua base dirigente”


 


          Além da palestra, os assuntos foram discutidos em grupo para a troca de experiência entre militantes do interior e dos estados representados. Foram citadas as mudanças nos últimos tempos como a cláusula de barreira, a eleição de Lula e a conquista da presidência da Câmara dos Deputados Federais, que definem o PCdoB como legenda de vanguarda que não perde a sua essência e assegura os seus objetivos.


 


 


De Manaus
Cinthia Guimarães