Em Belém, militantes vão às ruas dizer não ao imperialismo

Por Moisés Alves, de Belém


A capital paraense assistiu, nesta quinta-feira, 8 de março, a uma marcha de duplo significado. Militantes dos movimentos sociais marcharam pelas ruas de Belém em protesto à visita do presidente George Bush ao Brasil.

Os manifestantes saíram da Praça da Leitura, em São Brás, às 8h, onde também estavam acampadas desde segunda-feira as manifestantes que vieram do interior coordenadas pelo Fórum Paraense de Mulheres da Amazônia. O movimento de mulheres estava chamando a atenção de toda a sociedade e, inclusive dos homens, para a luta pelos direitos das mulheres no Brasil e no mundo.


Centenas de homens e mulheres marcharam até a embaixada americana, na Avenida Conselheiro Furtado, para protestar contra a chegada do presidente norte-americano. E protestaram contra a política de guerra e opressão contra os povos promovida por Bush no mundo.


A marcha teve fim na Praça da República, com um ato de confraternização entre as mulheres da Amazônia. As manifestantes estavam com apitos que representam a luta contra a violência.