Intensa jornada de repúdio espera por Bush em Montevidéu

A poucas horas de sua chegada ao Uruguai, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, já tem assegurada diferentes jornadas que buscam enviar uma clara mensagem ao mandatário norte-americana e suas políticas bélicas e imperialistas.

Sindicatos de trabalhadores, organizações sociais, políticas, progressistas, indígenas, camponesas e estudantis do Uruguai afinam os detalhes daquela que deve ser um dos maiores protestos já feitos contra alguma autoridade no país, que chega a Montevidéu ainda nesta sexta-feira (9/3), após passar pelo Brasil.



As marchas de más vindas a Bush se concentrarão em Montevidéu e Colonia (a 200 quilômetros da capital). Nas duas cidades os manifestantes irão ler um texto no qual firmarão sua posição em relação à visita de Bush e seu giro pela América Latina. Entidades da Argentina também estarão no país para se unir aos protestos.



A agenda da visita de Bush será debatida na fazenda presidencial de Anchorena, na cidade de Colonia, onde Bush se reunirá com o presidente Tabaré Vásquez, mas a embaixada dos Estados Unidos em Montevidéu também recepcionará Bush. Tanto ao redor da fazenda quanto da embaixada haverá manifestações.