PCdoB/PA entra na reta final Conferência sobre a Questão da Mulher

Por Moisés Alves, de Belém


 


Acontece neste final de semana, dias  10 e 11,  o processo final das plenárias regionais da conferência nacional sobre questões de mulheres no Pará. A conferência está acontecendo em um moment

Desta etapa sairão os delegados para a plenária final do estado,  marcada para o dia 17 de março no auditório  da Assembléia Legislativa.


 


Já foram realizadas duas plenárias regionais da etapa estadual da conferência nacional. Uma na região metropolitana, com pólo em Belém, reunindo cerca de cem militantes vindos dos municípios de Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara, Curuçá, Marituba, Belém. A outra no município de Marabá, representando a região Sudeste do Pará, que reuniu cerca de oitenta militantes e simpatizantes vindos dos municípios de Jacunda, Parauapebas, Marabá, São Geraldo, São João e Eldorado dos Carajás.


 


Para os dias 10 e 11 estão marcadas as plenárias das regiões Oeste, que tem como sede o município de Altamira; Nordeste I, com sede o município de Castanhal e Nordeste II, com sede o município de Dom Elizeu. Estes eventos completarão a etapa do processo regional da conferência.


 


Debates


 


Os debates tem apontado avanço na compreensão da luta pela emancipação das mulheres, bem como a necessidade de enfrentar os desafios levantados pelo PCdoB.


 


A luta emancipacionista é uma luta de todo o partido, não somente das mulheres. Além disso, é preciso vencer o preconceito e a diferença imposta por uma sociedade machista, injusta e exploradora, onde as mulheres sofrem grande opressão. É importante ressaltar que a luta das mulheres está vinculada com a luta por uma sociedade mais justa e fraterna, o que é estratégico para o PCdoB.