Tânia Soares reafirma luta pela igualdade de direitos

A deputada Tânia Soares (PCdoB) participou de diversas atividades de comemoração do “Dia Internacional da Mulher”. Logo cedo, a parlamentar esteve presente na caminhada Acorda Mulher, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e apoiada p

A concentração do evento aconteceu na colina do Santo Antônio, em Aracaju. A comunista caminhou ao lado de mulheres e integrantes dos movimentos sociais. Em seguida, na Assembléia Legislativa de Sergipe, homenageou às mulheres na Sessão Especial.

A parlamentar teve a iniciativa de apresentar, ainda no mês de fevereiro, requerimento naquela Casa Legislativa para transformar a sessão ordinária em solene para possibilitar debates e discussões a respeito da data. Tânia afirmou que este não é apenas um dia de comemoração, mas sim uma oportunidade para reflexão e luta para garantir os direitos conquistados e também para efetivar novas políticas públicas para mulher. Ressaltou que essa não é uma discussão de gênero e sim a busca da igualdade.

No mesmo dia, a deputada esteve entre as personalidades homenageadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju com o Troféu Núbia Marques. O reconhecimento faz parte das comemorações alusivas ao 152º aniversário da capital sergipana. Nesta terceira versão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), receberam o troféu 15 mulheres atuantes na capital.

Lembrando da luta histórica das mulheres e citando grandes nomes da história sergipana, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho e do papel da mulheres na sociedade. “Estou emocionado e muito feliz de poder, como prefeito de Aracaju, participar desta solenidade singela, mas muito significativa. Há três anos a Prefeitura Municipal de Aracaju entrega este prêmio às mulheres que se destacam em diversos setores. É um agradecimento e uma afirmação das capacidades das mulheres”, comentou.

Em seu discurso de agradecimento, Tânia lembrou que, apesar das vitórias das mulheres nas últimas décadas, ainda há muito o que fazer em defesa das mulheres. “Neste 8 de março, temos que resgatar a reflexão, a luta e chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à mulher. Ainda precisamos de espaço para que, junto com os homens a gente possa transformar esse mundo, deixando ele melhor”, destacou.

Tânia disse que esse tipo de homenagem indica que estamos no caminho certo. “Precisamos debater a inserção da mulher na sociedade e batalharmos para criar novas políticas públicas voltadas para os interesses do povo, como também estarmos atentas ao cumprimento dos direitos já conquistados”, fala.