Chico Lopes anuncia esforço pelo desenvolvimento
O deputado Chico Lopes (PC do B) pretende acompanhar o processo para definição das obras de transposição.
Publicado 12/03/2007 09:40 | Editado 04/03/2020 16:37
O deputado federal Chico Lopes (PC do B) declarou, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, que a Câmara dos Deputados, na qual exerce seu primeiro mandato, é o espaço onde se estabelece a contradição de classes no País. Ressaltando as diferenças entre o exercício parlamentar na referida Casa e nas Casas Municipal e Estadual, onde atuou como vereador e deputado estadual, o comunista disse que pretende trabalhar pelo desenvolvimento do Estado do Ceará.
“A Câmara é uma instituição importante, pois lá passam os interesses diversos da atividades econômica, religiosa. Enfim, a decisão do País passa por lá”, disse Lopes, ao destacar ser este o fator que determina a importância da politização do povo, no momento da escolha de seus representantes, do vereador até o senador.
Apesar de experiente na atividade política, Lopes afirmou que a Câmara dos Deputados é um mundo completamente diferente. “A diferença começa pelo numero, 513 representantes de todos os recantos do nosso país. É bem diferente da Câmara Municipal de Fortaleza, que tem 41 vereadores, onde todo mundo mora perto. Na Assembléia Legislativa, são 46 deputados e em pouco tempo nós nos relacionamos, e se torna até amizade”, ressaltou.
O comunista disse ainda que, na Câmara, um parlamentar só pode participar como titular de uma comissão permanente e como suplente em outra. Lopes é titular da Comissão de Defesa do Consumidor, tema pelo qual deverá se empenhar com ênfase, e suplente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para Lopes, não há como afirmar se é fácil ou difícil um parlamentar aprovar um projeto na Câmara dos Deputados. “Umas matérias tramitam rápido e tem projetos que estão lá há dez anos. Vai depender muito da correlação de forças e do seu empenho pra fazer ela andar”, declarou ele, destacando que o prestígio do deputado e tema do projeto também entram na conta da tramitação.
O comunista vê que a relação com os demais integrantes da bancada cearense não se dá com freqüência: “só quando tem reunião da bancada”. Um fator que, segundo ele, explica isto é a dinâmica envolvente da Casa: “você entra na Câmara de manhã e logo dá meia noite e você não nota. Não dá tempo para ficar nas conversas”.
Articulação
Lopes informou que está, juntamente com outras lideranças regionais, trabalhando pela articulação da bancada nordestina. Ele acredita que o próximo coordenador deverá ser o deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB). Dentre os temas a serem encampados pela bancada nordestina, segundo defende o cearense, está o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.
Para o comunista, um deputado precisa ter vontade política para desempenhar um bom mandato. “Eu tenho como meta o desenvolvimento do Ceará e isso passa pelo desenvolvimento do Nordeste”, complementou Lopes.
Lopes informou que vai acompanhar, através de uma comissão externa, a execução das obras da transposição do rio São Francisco. Ele pretende dar atenção especial à questão da defesa do consumidor.
O deputado, porém, disse que o político não pode prometer algo que não possa cumprir. “Se ele propor algo que não está na sua alçada, está fadado a passar dificuldade. Eu posso prometer lutar pela transposição, mas não posso dizer que vou fazer, pois é uma política de Governo”, ponderou.
Lopes entende que a disputa pela presidência da Câmara, na qual o comunista Aldo Rebelo (SP) foi derrotado pelo petista Arlindo Chinaglia (SP), trouxe saldo positivo para o PC do B. Em especial, a formação do bloco parlamentar PSB, PDT, PC do B, PMN, PAN e PHS.
Com cerca de 80 parlamentares, o bloco teve força para indicar nomes para postos políticos na Casa. O PC do B indicou como presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional a deputada Vanessa Grazziotin (AM).
Município
Lopes considera que o relacionamento do PC do B coma prefeitura de Fortaleza é “melhor do que o esperado”. Para ele, a prefeita Luizianne Lins (PT) tem sido correta com o partido. E este, na visão dele, tem correspondido nos cargos que ocupa.
O parlamentar destacou a Secretaria Executiva Regional I, do titular Mariano de Freitas. “Acho que vamos apoiar para a reeleição, a não ser que haja algo extraordinário”.
Fonte: DN