Direção nacional atualiza a orientação política do PCdoB
Por José Carlos Ruy
Durante a sua sexta reunião ordinária, realizada em São Paulo, entre os dias 9 e 11 de março, o Comitê Central do PCdoB aprovou um conjunto de resoluções políticas para atualizar a orientação política do Partido.
Publicado 12/03/2007 19:58
Os dois documentos principais foram as resoluções “Tática mais afirmativa e audaciosa do Partido”, apresentada por Renato Rebelo, e “Audácia e determinação para estruturar o Partido à altura do atual projeto político”, por Walter Sorrentino. Elas foram debatidas intensamente e, num clima de grande unidade, aprovadas por consenso.
Além destes documentos, o Comitê Central examinou também, e aprovou, uma orientação aos comitês estaduais e ao conjunto das organizações partidárias, intitulada “Celebrar com audácia os 85 anos de vida e luta do Partido Comunista do Brasil”, uma resolução para alterar a natureza jurídica do Instituto Maurício Grabois, que foi extinto, sendo substituído pela Fundação Instituto Maurício Grabois, com as mesmas finalidades e destinações de órgão de pesquisa, estudo, doutrinação e educação política.
Foi aprovado também o lançamento de uma Campanha Nacional para a Aquisição da Sede Própria para o PCdoB, coordenada por uma comissão formada por Vital Nolasco, Fernando Borges, Zeca Pires, Marcos Cota, Altamiro Borges, Oswaldo Napoleão e Rosana Miranda.
Finalmente, foram feitos dois informes ao Comitê Central. O primeiro deles foi feito por Gustavo Petta, presidente da UNE, sobre o 50o. Congresso da UNE. Outro, feito por Olívia Santana, vereadora comunista em Salvador (BA) e membro da UNEGRO, versou sobre o III Congresso Nacional da UNEGRO, que será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 20 de maio deste ano.
Leia aqui a resolução política do Comitê Central “Tática mais afirmativa e audaciosa do Partido”