Edmilson quer pressa na anistia para líder da Revolta da Chibata

No próximo dia 21, será comemorado o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial. O deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB/RJ) tomou a iniciativa de apresentar requerimento pedindo “urgência urgentíssima” para a votação do projeto de lei

João Cândido Felisberto, militar brasileiro negro, liderou a Revolta da Chibata no ano de 1910. Os compositores Aldir Blanc e João Bosco fizeram a música “O Mestre-Sala dos Mares”, que inicialmente seria chamada de “Almirante Negro”, porém foi alterada, pois a censura julgou ser ofensivo às forças armadas.
 

O projeto de lei é de autoria da então senadora e hoje Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O Projeto foi aprovado no Senado e encontra-se parado na Câmara dos Deputados pronto para ir para votação.
 

O requerimento de autoria do parlamentar comunista foi apoiado pela quase totalidade dos líderes partidários. Ele pretende ainda pedir, em audiência com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT/SP), com a presença de dezenas de parlamentares, lideranças do movimento negro, e da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que o projeto seja colocado em votação no dia 21, para marcar a data.