Em circulação a Revista “É novas”
Uma novidade está em circulação na capital catarinense e região metropolitana: a Revista “É novas”. Trata-se de um projeto editorial avançado, com uma concepção ousada, inovadora e criativa.
Publicado 12/03/2007 21:40 | Editado 04/03/2020 17:14
O idealizador, Rui Neto, destacou-se em manifestações juvenis e desenvolve um jornalismo apurado, com consciência e em consonância com os interesses sociais e populares. A jornalista Wandreza Amante assina uma coluna sobre comunicação e é a responsável pela publicação, com planos de edições quinzenais.
A Revista “É novas” ganhou as bancas da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, com uma tiragem de três mil exemplares logo na primeira edição. Destes, 500 exemplares foram distribuidos entre formadores de opinião, colaboradores e patrocinadores. O restantante distribuídos em pontos fixos e em vendas diretas.
Os pontos de vendas em geral são restaurantes, mercados, padarias, universidades, entidades, associações comunitárias, entre outros. Um dos pontos de venda no centro de Florianópolis, na avenida Alvaro de Carvalho é a sede da União Catarinense dos Estudantes (UCE). O diretor da UCE, João Braga, considerou interessante a revista e destacou a parceria com a entidade. “Um formato novo de distribuição, com preço acessível e boa linha editorial conquistaram a UCE para contribuir para a Revista”, afirma o dirigente estudantil.
A Revista “É novas” é uma opção para quebrar paradigmas na comunicação social. Abrange diferentes pontos e trás consigo pluralidade de idéias e concepções, sempre focados no interesse social. Em algumas reportagens, como da ocupação israelense na faixa de gaza e Palestina, subverte a lógica manipuladora da grande imprensa e expõe posições.
A Revista resgata histórias, custumes e apresenta contextos e paralelos ainda não publicados. Apresenta espaços de interação, como a sessão “Fala terminal”, onde se propõe a ouvir a população sobre preocupações, reclamações e críticas do dia a dia da cidade. As fotos e ilustrações estão bem sintonizadas com o conteúdo da Revista. O material e a impressão são de primeira qualidade, fazendo da Revista “É novas” um dos mais ousados projetos de comunicação social já lançados em Santa Catarina.
As dificuldades na realização de projetos de comunicação como a Revista “É novas” são muitas. Faltam anunciantes, patrocinadores e maior apoio, público e privado, para sua realização. O financiamento a mídias que se apresentam, quebrando monopólios, diversificando linhas editoriais e inovando conceitos, padecem de incentivo, de uma estrutura para manter e aperfeiçoar seus projetos.
No antanto, a sociedade catarinense, a população de Florianópolis e todos aqueles que estão comprometidos com a comunicação social, aplaudem a ousadia da equipe da Revista “É novas” e, entusiastas desta iniciativa, desejam vida longa a tão importante instrumento de comunicação social, difusão de conhecimento e espaço de realização da democracia, esta é a manifestação da equipe do Portal Vermelho de Santa Catarina.
De Florianópolis
Vinícius Puhl