PCdoB mineiro celebra os 85 anos de fundação do partido

A sexta-feira (23) foi marcada pela comemoração dos 85 anos do partido. Dentro das atividades, um ato popular na Praça Sete e uma Seção Solene na Assembléia foram os destaques.

    A comemoração do aniversário dos 85 anos do PCdoB em Minas Gerais começaram durante o dia na Praça Sete, ponto histórico de manifestação dos comunistas mineiros. Durante o ato popular, foi distribuído bolo de aniversário para a população que foi convidada a participar da seção solene na Assembléia.


 


    Na noite, a Seção Solene no plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais ficou lotada. Os presentes encheram todo o plenário e as galerias laterais, o que serviu para demonstrar o grande apoio popular que o partido possui. A TV Assembléia transmitiu o evento ao vivo para todo o estado.


 


    A deputada federal Jô Moraes, sentiu-se em casa, sendo cumprimentada por grande parte dos funcionários da Assembléia e relembrou a 15ª Legislatura, na qual era a representante do PCdoB no parlamento mineiro.


 


    Durante a seção, o deputado estadual Carlin Moura, destacou os principais fatos da história do partido, desde sua fundação em Niterói no Rio de Janeiro, até os dias de hoje. Ele enfatizou alguns pontos da atual conjuntura política, falando sobre o PAC, destacando problemas da política econômica brasileira apegada aos interesses do grande capital. Ele também discursou sobre o retrocesso democrático da cláusula de barreira, que segundo ele “acende uma luz amarela na reforma política democrática com respeito à realidade pluripartidária.


 


    Em âmbito internacional, o deputado acenou positivamente abordando a ampliação das forças progressistas que lutam pela independência e união do continente latino-americano contra o neoliberalismo, onde é crescente a resistência a imposição hegemonista dos EUA.


 


Homenagens


   O presidente do sindicato dos metalúrgicos de Betim, Marcelino Orozimbo, foi homenageado pela sua atuação em defesa dos trabalhadores. Em sua fala, Marcelino destacou a participação decisiva dos comunistas ao lado dos trabalhadores dizendo que o PCdoB “luta pela valorização do trabalho, o motor da sociedade em que vivemos. E isso o partido faz desde que foi fundado.”


 


    Todos os filiados mineiros também foram homenageados, quando foi assinada uma ficha simbólica de filiação a pedido da direção estadual do partido.


 


Festa
    Após o término da solenidade, os comunistas mineiros foram para o Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. A festa foi animada por uma banda de samba e contou com a presença de cerca de 450 pessoas.


 


De Belo Horizonte,
João Paulo Dias


Foto: Paulo Henrique Vivas