Conselho da UNE aprovará campanha pelo ''Fora Meirelles''
Na próxima sexta-feira (30), a Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá mais de 500 lideranças jovens de todo o país até o dia 1º de abril. Eles estarão reunidos no campus Fundão para participar do 55º Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg)
Publicado 29/03/2007 23:06
O Coneg reúne representantes de diretórios centrais estudantis (DCE’s), Uniões Estaduais e Municipais dos Estudantes, Federações e Executivas de cursos. Na programação, painéis simultâneos sobre democratização da comunicação, política econômica, reforma universitária, PAC da Educação, violência e maioridade penal. Já os grupos de discussão vão abordar temas diversos como racismo, meio ambiente, drogas, glbtt, cultura e outros.
O encontro também convocará o próximo Congresso da UNE (Conune). Os participantes decidirão novo regimento eleitoral do 50º Conune, fórum máximo de deliberação da entidade e espaço de eleição da sua nova diretoria. Confira ao final da matéria a programação completa.
Debate Carlos Lessa e ''Fora Meirelles''
O economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), participa na sexta-feira (30), às 14h, da mesa “A economia brasileira e o Plano de Aceleração do Crescimento”. Lessa, um dos principais críticos da política de juros altos do governo federal, fará uma exposição para esclarecer dúvidas sobre o PAC e seus desdobramentos.
Em virtude da gravidade das denúncias veiculadas pela revista Carta Capital desta semana (reuniões secretas de membros do Banco Central com representantes do mercado financeiro), a UNE reforçará durante o 55ª Coneg o pedido de demissão do presidente do BC, Henrique Meirelles. “Vamos exigir a troca imediata da direção do Banco Central. Além de injetarem medidas ortodoxia na economia, agora os diretores não querem discutir amplamente questões da política econômica, deixando às escuras os favorecimentos financeiros que o BC concede aos bancos”, diz o presidente da UNE, Gustavo Petta.
Reforma Universitária e “PAC da Educação”
Os principais pontos de debate do 55º Coneg vão envolver também outros dois temas: a reforma universitária e o recém lançado Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), que ficou conhecido como o PAC da Educação.
A UNE vai aproveitar a reunião de diversas lideranças do país e fortalecer o movimento estudantil para garantir mais avanços na proposta e reforma do ensino superior e pressionar por sua urgente aprovação. Os estudantes também vão discutir e deliberar propostas para serem incorporadas ao PDE.
70 anos da UNE
O Coneg encerrará as suas atividades num dia simbólico para o movimento estudantil: 1º de abril. Nesta data, em 1964, a sede da UNE foi incendiada e destruída pela ditadura militar. Um grande ato político-cultural vai relembrar os 43 anos do episódio, celebrar a retomada do terreno na Praia do Flamengo, 132, e comemorar os 70 anos da UNE.
Os estudantes ocuparam o terreno na Praia do Flamengo no dia 1º de fevereiro deste ano, durante uma passeata que reuniu 5 mil pessoas pelas ruas do Rio. Desde então, eles aguardam acampados a decisão da justiça sobre a posse.
No mesmo dia, será lançada a exposição de fotos “Praia do Flamengo, 132. A história da ocupação, da demolição e retomada do terreno da UNE”, que traça uma linha cronológica sobre a história do prédio, que foi demolido em 1980.
O objetivo do ato é repudiar o golpe militar e cobrar do governo uma posição mais firme em relação à abertura dos arquivos da ditadura militar. Além disso, haverá manifestações contra a crescente violência na capital carioca, com a participação do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz.
Show Carlos Lyra
O músico Carlos Lyra (foto) fará show gratuito e inédito no terreno da Praia do Flamengo para rememorar o ato de barbárie da ditadura. Lyra era integrante do lendário Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE e estava dentro do prédio no dia em que os militares invadiram o local e destruíram tudo. Logo após a retomada, o músico visitou o acampamento, levando apoio e solidariedade aos estudantes.
Programação do 55º Coneg
Dia 30- Sexta-feira
10h – Abertura
14h – Painéis simultâneos: “O papel dos movimentos sociais na atual conjuntura nacional”
UNE
CUT
MST
“A economia brasileira e o Plano de Aceleração do Crescimento”
Carlos Lessa – Economista e ex-presidente do BNDES
“A Violência e Maioridade Penal”
Thiago Franco – UBES
Regina Novaes – Sub-secretária Nacional de Juventude
Tico Santa Cruz – Músico
Élen Dantas – Presidente do Conjuve
“A Tv pública e a democratização dos meios de comunicação”
Altamiro Borges (Jornalista)
Jonas Valente (intervozes)
Rodrigo Savazoni (Agência Brasil)
TVE-RIO
“As propostas de Reforma Política”
UNE
José Moroni – Abong
Felipe Sta. Cruz – OAB/RJ
Ivan Valente – Deputado Federal/SP
“As mudanças na educação brasileira”
UNE
Andifes
Fasubra
MEC
José Thadeu – Contee
19h30 – Grupos de Discussão dos Painéis
Dia 31 – Sábado
9h – Grupos de discussão:
Gênero
Glbtt
Racismo
Cultura
Regimento do conune
Comunicação
Bioenergia
Representação discente
Saúde
Meio-ambiente
Drogas
Extensão e Projeto rondon
Políticas públicas de juventude
14h – Plenária Final
Dia 01º de abril – Domingo
9h – Plenária Final
16h – Ato político Cultural: Comemoração 70 anos da UNE
Lançamento Exposição sobre a retomada do terreno na Praia do Flamengo
Show Carlos Lyra10h – Abertura