Inácio pede incentivos para escolas técnicas

Incentivos de qualidade para as escolas técnicas e a questão das Infovias nas escolas cearenses foram algumas das reivindicações feitas pelo Senador Inácio Arruda ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, que esteve na terça-feira,(3) no Senado, em audiên

Além de parabenizar o Ministro pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da pasta, Inácio destacou que no Estado a relação vagas/estudantes é muito baixa, principalmente no que diz respeito ao ensino superior.


 



Haddad disse que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) – o chamado PAC da Educação – deve estar pronto para veiculação até o próximo dia 15 para, assim, ser encaminhado ao Congresso Nacional onde, acredita, será aperfeiçoado. Ele informou que as medidas que integram o PDE vêm sendo discutidas no âmbito Casa Civil. Tais medidas resultam de sugestões apresentadas em audiências públicas. O Ministro destacou que o plano enfoca de forma prioritária o conceito de visão sistêmica da educação, pela qual a divisão em níveis, etapas e modalidades, não pode prejudicar o sistema educacional do país.


 


Escolas Técnicas   


 


Durante a audiência, Inácio destacou a questão das escolas técnicas, que para o Senador, deve merecer atenção especial por parte do Ministério, recebendo incentivos de qualidade. Ele citou uma série de municípios cearenses que vem enfrentando problemas quanto ao ensino técnico. Na cidade de Lavras da Mangabeira, por exemplo, a escola técnica foi repassada, do governo federal para a prefeitura, que não teve condições financeiras de dar suporte ao estabelecimento, que terminou encerrando suas atividades.


 


Já em Aquiraz, que conta com uma rede hoteleira razoável, falta uma escola técnica voltada para o turismo, para preparar os funcionários que prestam serviço em hotéis, sem precisar recorrer à Fortaleza. ''Precisamos oferecer oportunidades para o trabalhador no seu próprio município, senão todo o investimento que foi feito se transforma em um corpo estranho'', ressaltou Inácio.


 


Outro projeto defendido pelo Senador foi o da Infovia nas escolas, rede que permite a interligação por meio da Internet para órgãos públicos, alegando que o mesmo deve ser considerado como obra de infra-estrutura. ''A Comissão de Educação do Senado precisa abraçar essa obra, como um mega-projeto de infra-estrutura, dando um grande salto qualitativo para a educação'', afirmou.


 


O Ministro da Educação ressaltou que o Governo Federal tem dado atenção especial ao ensino profissionalizante e a previsão é de que até o final de 2007 o Brasil conte com mais duzentas escolas técnicas.


 



 
Fonte: Assessoria do Senador Inácio arruda