Entidades participam de Convenção Nacional de Solidariedade à Cuba
A Convenção Nacional de Solidariedade à Cuba, realizada nos dias 5,6 e 7/4, em Minas Gerais, é a décima quinta versão do evento anual e contou com a participação de 284 participantes, delegados e delegadas representando 14 estados brasileiros.
Publicado 10/04/2007 23:27 | Editado 04/03/2020 16:21
Ao lado desses temas, ganhou espaço a discussão sobre iniciativas para fortalecer a luta pela libertação dos cinco heróis cubanos, presos injustamente há oito anos nos EUA por terem impedido atos terroristas contra o povo cubano no final dos anos noventa.
O ato de abertura do evento ocorreu na capital mineira, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e contou com a participação do embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nuñez Mosquera, do ex-vice-ministro da Indústria de Cuba, professor Tirson Saenz, além de representações de partidos políticos.O evento prosseguiu nos dias 6 e 7 nas dependências do SESC- Contagem, município a 21 km da capital.
A participação do sociólogo e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Emir Sader, foi um dos pontos altos. Ele ressaltou a importância da revolução cubana em todos os seus aspectos e a liderança do comandante Fidel Castro no processo revolucionário e na resistência ao imperialismo estadunidense pelo povo cubano e latino-americano.
A Bahia foi representada por uma delegação de nove participantes, dirigentes da Associação José Martí e Cebrapaz, seção Bahia.
O evento anual terá a cidade do Rio de Janeiro como sede em 2008.