Bienal do Livro da Bahia é a terceira maior do país
A 8ª edição da Bienal do Livro da Bahia que se r
Publicado 16/04/2007 19:04 | Editado 04/03/2020 16:21
O evento homenageia Portugal, no ano do bicentenário da Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas, fato que marcou o fim do Pacto Colonial.Para a homenagem foi convidado o escritor português Francisco José Viegas, Diretor da Casa Fernando Pessoa. No Café Literário, na noite de sábado (14), o bate papo com o escritor portugês contou com a participação de Zuenir Ventura que lançou o livro Minhas Histórias dos Outros.
A grande inovação este ano é a utilização de salas de videoconferência em alguns municípios baianos, como Barreiras, Itabuna e Santo Antônio de Jesus, que possibilitarão a integração de autores convidados com o interior.
A expectativa dos organizadores é de 250 mil visitantes no evento. Depois das bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo, a da Bahia é a terceira maior do país e já faz parte do calendário educacional e cultural do estado.
Programação paralela
A programação paralela é variada. Você pode conferir, por exemplo, no Espaço Cordel, no dia 18, às 19h, a apresentação do repentista Bule-Bule e os encontros do Café Literário, espécie de sala de visitas da Bienal, que tem Fernanda Young na noite do dia 20. A roteirista e escritora fala sobre “A Poesia Literária”, no bate-papo com o também escritor Diógenes Moura. Em seguida, ela aproveita para lançar o seu mais novo projeto, um livro de poesias intitulado Dores do amor romântico. Fernanda Young assinou os roteiros das séries de televisão Os Normais e Minha Nada Mole Vida e do elogiado Muito gelo e dois dedos d’água, filme dirigido por Daniel Filho e lançado em 2006.
Editora Anita Garibaldi
A editora Anita Garibaldi com muitos livros marxistas à venda no estande, repete a participação, após o sucesso de 2005, quando esteve presente pela primeira vez na Bienal da Bahia. A editora traz títulos editados recentemente sob sua responsabilidade e também de outras editoras. Na 8ª Bienal ela representa a Boitempo Editorial, a Fundação Perseu Abramo e a Expressão Popular.
Dois autores baianos foram editados pela Anita recentemente e estão com seus livros disponíveis: Loreta Valadares com As faces do Feminismo e Davidson Magalhães com o livro Globalização do Capital e os Estados Nacionais. Vale à pena conferir o estande da Anita.
Evento: Bienal do Livro da Bahia
Data: 13 a 22 de abril
Hora: 10h às 22h