Ampliação do Trensurb: Carrion acompanhará visita ao TCU 

O deputado Raul Carrion (PCdoB), responsável pela solicitação de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais para debater a ampliação do Trensurb, considerou positivo o debate realizado na manhã desta terça-feira, na Assembléia Legislativa, em Po

Também integraram a mesa o superintendente de desenvolvimento e expansão do Trensurb, Humberto Kasper; o representante da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Paulo Ricardo Lomando e o presidente da Comissão Pró-Trensurb de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso. Também houve a participação de entidades como a Cobfederação Nacional das Associações de Moradores (Conam). Carrion acompanhará a visita politica ao Tribunal de Contas da União (TCU) para cobrar agilidade ao processo. “Faço questão de participar da visita ao TCU. Afinal, o processo licitatório já está em andamento.



 
A extensão da linha até Novo Hamburgo faz parte do projeto original. Não se trata de um problema novo. Essa demora traz prejuízos para a comunidade.”, enfatiza Carrion, dando exemplos de capitais, onde o metrô é o transporte mais utilizado pela população. “A Linha 2, que deverá atender Porto Alegre, também deve ser colocada em prática. Irá beneficiar cidades como Viamão e Alvorada”, inclui. E lamentou a ausência de representantes da Metroplan e da prefeitura de Porto Alegre na audiência. “É uma pena que não tenham enviado seus representantes. Precisamos trabalhar integrados para buscar soluções”, cobrou.



 
E salientou a importância de formar uma comitiva para ir a Brasília. “Precisamos fazer uma caravana, reunindo representantes das prefeituras da região, do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, do Ministério das Cidades, do Trensurb e Comunidade”, ressaltou. O secretário geral de Mobilidade Urbana afirmou que a empresa Trensurb está aguardando a decisão do TCU, que apura supostas irregularidades na licitação da Linha 1, para poder iniciar as obras ou abrir um novo processo licitatório. A comissão é presidida pelo deputado Aloísio Clasmann (PTB). 


 



De Porto Alegre
Alessandra Barros