Mogi das Cruzes: PCdoB quer unidade do campo progressista
Mogi das Cruzes é uma grande cidade do Alto Tietê com mais de 370 mil habitantes. É um dos pólos universitários do estado, contando instituições de ensino de grande porte, e só perde para a capital em extensão territorial dentre as cidades da grande Sã
Publicado 18/04/2007 19:15 | Editado 04/03/2020 17:19
Politicamente, Mogi tem dois grupos políticos fortes: o do atual prefeito Jungi Abe, do PSDB, e o do deputado federal Valdemar da Costa Neto, do PR. Jungi não poderá disputar as eleições novamente em 2008 por já ter sido reeleito e terá de apoiar alguém. Um nome bastante ventilado é Marco Bertaioli, deputado estadual pelo PFL. Valdemar pode lançar candidato ou até indicar o vice na chapa de Bertaioli, o que daria grande impulso à candidatura do pefelista.
Há também o nome do deputado estadual Luiz Carlos Gondim. Mais votado da cidade em 2006 (35.403 votos), Gondim foi candidato derrotado por Jungi nas eleições municipais passadas. Na época, Gondim contava com o apoio de Valdemar da Costa Neto, mas no decorrer da campanha eles se desentenderam, o que deve frustar nova aliança.
O Partido dos Trabalhadores pode lançar na disputa seu presidente municipal Iduigues Ferreira Martins, que foi candidato a deputado estadual.
Em fase ainda de muitas especulações e arranjos no xadrez político, outros candidatos também são aventados, como Chico Bezerra, que foi candidato a deputado federal pelo PSB, José Antônio Cuco Pereira, presidente da Câmara Municipal e do mesmo grupo de Jungi Abe, ou Antônio Carlos Machado, que já foi prefeito.
O Partido Comunista do Brasil está estudando a melhor tática eleitoral para cumprir seu principal objetivo: reocupar uma cadeira na Câmara e se viabilizar como alternativa de poder para a cidade. O PCdoB tinha o vereador Jean Lopes na legislatura passada e não o reelegeu por apenas 12 votos, em coligação que fez apenas uma vaga. Para o êxito deste projeto, os comunistas estão fazendo contatos amplos na cidade, visando filiações de importantes lideranças políticas e procurando a unidade do campo de progressista na cidade. O PCdoB realizará um Encontro no próximo dia 29 de abril para aprofundar as discussões sobre sua tática eleitoral.
Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP