Páginas de Resistência resgata luta da Tribuna do Pará

O jornalista Francisco Ribeiro do Nascimento aproveitou o ato em homenagem aos 70 anos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, realizado na terça (18), para autografar o livro ''Páginas de Resistência – A imprensa comunista até o golpe mil

O livro registra a luta democrática e popular do PCB no Pará, com textos como o de Alfredo Oliveira, ''Breve história do PCB no Pará''. Resgata a trajetória de jornalistas – em especial João Amazonas e João Adolfo da Costa Pinto -, presta uma homenagem a jornalistas, de todo o Brasil, que tombaram no combate à ditadura militar, lista os jornais comunistas no período de 1925 a 1964 e resgata as publicações da Tribuna do Pará, desde sua fundação, em 1946, até o encerramento das atividades, em 1958.


 


O Tribuna do Pará foi lançado em 1946, após uma coleta pública de fundos para a compra do prelo e material gráfico. Tinha formato tablóide e circulação semanal, distribuída de mão em mão. Teve entre seus colaboradores, os jornalistas João Amazonas e Pedro Pomar, o sapateiro Henrique Felipe Santiago, o telegrafista Djalma Hartery e o escritor Dalcídio Jurandir. Sua pauta tratou de temas que continuam atuais, como reforma agrária, conflitos e assassinatos no campo, salários indignos, desemprego, imperialismo e guerras.


 


Chiquinho, como é conhecido o autor, nasceu na Ilha de Marajó/PA em 1931. Aos 18 anos ingressou no PCB. Começou sua carreira no jornalismo em 1954 no Tribuna. Foi preso, no mesmo ano, quando liderava uma manifestação pelo aniversário de Luiz Carlos Prestes. Solto, voltou à militância e ao jornal, do qual foi o último diretor. Após o golpe de 1964, atuou na clandestinidade até a anistia, em 79.


 


Para o autor, o livro é uma homenagem aos companheiros perseguidos pela ditadura militar. ''É a minha maneira de contribuir para que fatos como a repressão e o autoritarismo não sejam esquecidos em nosso país. Ele é dedicado a Vladimir Herzog e a todos os jornalistas que sofreram as conseqüências dos tempos da ditadura'', afirma. ''Páginas da Resistência'' é uma co-edição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Tem 212 páginas e pode ser adquirido através do site www.lojavirtual.imprensaoficial.com.br ao preço de R$ 35,00


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr.