Tribunal popular de Oaxaca pede punição severa a governador

Um tribunal popular formado por intelectuais, advogados e outros setores da sociedade civil mexicana declarou no último sábado (21) que o governador de Oaxaca, Ulises Ruiz Ortiz, é o culpado direto pelos crimes ocorridos na região desde meados do ano pass

O tribunal exige a renúncia do governador e a libertação imediata de todos os presos políticos, assim como o esclarecimento de dezenas de casos de desaparecimentos na região. Seus membros instaram todas as pessoas de bem e organizações progressistas a se manifestar contra a permanência de Ruiz no cargo.



A leitura do veredicto do tribunal coube ao advogado José Soteldo Marbán. Ele disse que o tribunal foi montado diante da incapacidade do governo mexicano em julgar aquilo que o governador vem fazendo em Oaxaca. “Os testemunhos das atrocidades ordenadas por Ulises Ruiz Ortiz caracterizam um governo de ignomínia e barbárie inaudita”, afirmou.



Para o tribunal, a pena do governador deve contar com o aval dos mexicanos para que ela realmente tenha valor. “Ele deve sofrer com o peso moral da sociedade”, diz o texto da sentença.



Marbán lamentou ainda que os feitos do governador de Oaxaca encontrem proteção em diversos setores da sociedade, como no Judiciário e no Poder Legislativo mexicanos. Ele lamentou ainda que o presidente Felipe Calderón tenha dado apoio a Ruiz, apesar de todas as evidências de violência sofridas pela população local.



Da redação, com agências